‘Sou levado pela vibração da zabumba’, diz quadrilheiro surdo de Sergipe

‘sou-levado-pela-vibracao-da-zabumba’,-diz-quadrilheiro-surdo-de-sergipe


Rafael Lima Leite disse ao g1 que realiza um sonho de infância ao se apresentar em quadrilha junina de Aracaju e conta com o apoio dos colegas para enfrentar a barreira da comunicação. O professor de libras Rafael Lima Leite durante apresentação de quadrilha
Reprodução/TV Sergipe
O professor de libras Rafael Lima Leite, de 24 anos, faz parte da Quadrilha Unidos em Asa Branca e é surdo, mas de acordo com ele a deficiência auditiva não o impede de entrar na dança e no ritmo do forró, que embala o período junino em Sergipe.
“Eu não escuto nada, então eu sinto com a vibração o ritmo da zambumba na hora de dançar, assim consigo acompanhar o ritmo e a música também. Sou levado pela vibração da zabumba”, disse.
Quadrilheiro surdo se apresenta em Sergipe
Quadrilheiro há menos de um ano, Rafael disse que realiza um sonho de infância e conta com o apoio dos colegas para enfrentar a barreira da comunicação.
“Eles me apoiam. Às vezes não sabem Libras, mas usam gestos, leitura labial e escrita para se comunicar. Dançar quadrilha tem sido uma experiência nova e tem me proporcionado oportunidades alegres”.
Até a apresentação, que destacou a luta contra opressão do povo negro escravizado no Concurso Levanta Poeira na última quinta-feira, Rafael disse que foram meses de ensaios e de muita disciplina, além da entrega completa ao processo da dança. “Me representa na minha vida. Eu sou apaixonado por quadrilha, me faz ter muito orgulho do meu Nordeste”, finalizou.
Rafael Lima Leite durante apresentação em concurso de quadrilhas
Reprodução/TV Sergipe
LEIA TAMBÉM
Confira a programação do Arraiá do Povo em Aracaju
Página reúne notícias sobre o período junino em Sergipe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.