Desembargador é suspeito de manter mulher surda, que nunca aprendeu libras, em trabalho análogo à escravidão por 37 anos

Sônia Maria de Jesus viveu com a família do desembargador Jorge Luiz da Borba até os 49 anos, em Santa Catarina. Ela teria perdido a audição após ser agredida na infância. Mulher surda é resgatada de escravidão na casa de desembargador
Sônia Maria de Jess foi resgatada nesta semana de condições de trabalho análogas à escravidão. O caso aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. Libertada da casa de um desembargador, onde vivia desde a adolescência, Sônia é surda e não aprendeu a Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com as investigações, ela foi escravizada por 37 anos, fazendo trabalhos domésticos para Jorge Luiz da Borba, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e sua esposa, Ana Cristina Gayotto de Borba.
Em depoimento à Justiça, o casal contou que Sônia teria sido agredida pelo pai na infância e que o espancamento seria motivo da surdez.
Segundo o desembargador, Sônia tinha entre 12 e 13 anos de idade quando foi morar com ele e a esposa. O casal havia acabado de ter o primeiro filho.
Nas palavras do desembargador, Sônia foi morar com o casal porque “gostava de crianças”. O casal teve outros três filhos. Até os 49 anos, Sônia ainda na casa de condomínio da família do desembargador. As autoridades receberam uma denúncia anônima.
Desembargador de SC suspeito de manter mulher em condições análogas à escravidão diz que vai adotá-la e incluí-la na herança
Em nova nota, o desembargador afirmou que “vai ingressar com o pedido judicial para reconhecimento da filiação afetiva de Sônia, garantindo-lhe todos os direitos hereditários.”
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
EMBEDAR PODCAST
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
EMBEDAR PODCAST
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.