‘Arrastão do amor’: Casal se conhece no ‘Pavulagem’ e, anos depois, celebra união e cultura com filhos gêmeos desfilando em pernas de pau

‘arrastao-do-amor’:-casal-se-conhece-no-‘pavulagem’-e,-anos-depois,-celebra-uniao-e-cultura-com-filhos-gemeos-desfilando-em-pernas-de-pau


Janaína desfila em pernas de pau desde 2012 no Arrastão do Pavulagem e conheceu companheiro nas oficinas do evento. Juntos, levam filhos de 5 anos para participar da festa tradicional em Belém. Janaína, Kqauê e os filhos gêmeos no Arraial do Pavulagem 2023
Janaína Figueira/Arquivo pessoal
O mês de junho, marcado pelas festividades juninas em todo país, é ainda mais especial para um casal paraense. Janaína Figueira e Kauê Fagundes se conheceram por causa do Arraial do Pavulagem, evento tradicional nos domingos de junho em Belém.
Nesta segunda-feira (12), eles celebram o 6° dia dos Namorados e quase 7 anos de união. Para marcar a data, levaram os filhos gêmeos para desfilar em pernas de pau no primeiro Arrastão do Pavulagem de 2023, no Batalhão da Estrela, que reúne instrumentos, música e performances.
“Nossa família tem amor infinito por este batalhão, pra gente tem um grande significado. Foi, além de tudo, um arrastão do amor”, diz Janaina.
Janaína e os filhos gêmeos nos ensaios de pernas de pau para o Arraial da Pavulagem
Janaína Figueira/Arquivo pessoal
Os meninos, que completam 6 anos em julho, participam do Arraial desde a barriga da mãe. Quando tinham 1 aninho, acompanharam o evento carregados em sling. Desde então, sempre acompanham os pais nos cortejos do boi junino.
“A palavra maior para isso tudo é pertencimento! Orgulho de pertencer a essa cultura Amazônica e gratidão por poder mostrar aos meus filhos esta riqueza”, afirma Janaína, que participa dos arrastões desde 2012 como pernalta, desfilando em pernas de pau.
“O Pavulagem hoje é uma das maiores manifestações culturais do Pará, traz consigo uma mistura de tudo que é regional e está bem aqui próximo a nós. Introduzir as crianças neste universo do batalhão e como pernaltinhas é trazer essa vivência de uma forma lúdica, simples e divertida […] É trabalhoso, mas é amor em dobro”, diz.
Essa foi a primeira vez que os pequenos participaram integralmente do Batalhão da Estrela, desfilando em perna de pau junto com a mãe. O pai foi com os pés no chão acompanhando a mulher e os filhos.
“O Instituto abriu oportunidade de oficinas para as crianças, resolvi colocá-los na oficina de penaltinhas para adentrar de vez ao Batalhão, para que eles tenham essa vivência da cultura popular desde pequenos”, conta a mãe.
Janaína e Kauê no Arraial do Pavulagem de 2017 com os filhos gêmeos
Janaína Figueira/Arquivo pessoal
Ela e Kauê, que comemorou 32 anos no último sábado (10), se conheceram em uma das oficinas do Arraial do Pavulagem, ainda em maio de 2016, quando ele foi acompanhar uma amiga. Se encontraram algumas vezes até que em setembro daquele ano oficializaram o namoro.
Janaína sempre desfila, enquanto o companheiro acompanha o evento como “pavuleiro”, quem participa do Arraial como folião no chão.
“Começamos a namorar e depois de alguns meses engravidei dos meninos. Mesmo grávida não nos afastamos do Batalhão da Estrela, inclusive o chá de fraldas foi com o tema do Pavulagem, com adereços emprestados pelo próprio instituto”, relembra.
Casal fez chá de bebê temático do Arrial do Pavulagem
Janaína Figueira/Arquivo pessoal
Para Janaína, participar junto do marido e dos filhos do Arraial é importante para valorizar a cultura local, além de fortalecer o amor.
“Trazer as crianças cada vez mais cedo para próximo da cultura popular é valorizar nossas raízes, nossos mestres. Tenho muito orgulho de ser nortista, tenho muito orgulho da minha terra e de tudo que vem dela e quero que eles sintam esse mesmo amor e orgulho também”, afirmou.
Arrial do Pavulagem 2023 reuniu mais de 30 mil pessoas no primeiro dia de arrastão em Belém, segundo organização
Thais Costa e Geovane Brito/Montagem g1
Leia também:
FOTOS: 1º arrastão do ‘Arraial do Pavulagem’ 2023 reúne 35 mil pessoas nas ruas de Belém
Entenda mais sobre o Arraial do Pavulagem: São João na Amazônia tem cortejo fluvial por rio com batuque de carimbó na abertura do boi junino de Belém
O Arraial do Pavulagem integra o patrimônio cultural do estado e completa 36 anos em 2023. O nome do evento faz alusão à “pavulagem”, expressão usada no Pará a algo bonito, pomposo, “que gosta de aparecer”.
Arraial do Pavulagem levou centenas de pessoas às ruas de Belém no primeiro domingo de festas de 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Próximos arrastões do Pavulagem de 2023:
18 de junho – domingo das 8h às 14h
25 de junho – domingo das 8h às 14h
2 de julho – domingo das 8h às 14h
Veja mais informações do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.