‘Fazem questão de machucá-lo’, diz defesa de homem amarrado pela PM após abordagem

Suspeito de participar de um arrastão foi amarrado pelos pés e mãos; policiais que participaram da ação foram afastados. ‘Fazem questão de machucá-lo’, diz defesa de homem amarrado pela PM após abordagem
A defesa de Robson Francisco, 32 anos, que foi levado amarrado pelos pés e mãos pela Polícia Militar de São Paulo no último domingo (04) entrou com um pedido de relaxamento da prisão, que foi negado pela Justiça. O mérito da questão, no entanto, ainda vai ser analisado.
“Mais do que a prisão em si, é a forma como posteriormente, de maneira explícita, els fazem questão de machucar o Robson. Não é porque ele é uma pessoa sem maiores condições que a dignidade dele tem que ser aviltada”, fala o advogado de Robson, José Luiz de Oliveira Júnior.
Robson foi indiciado por furto, resistência, ameaça e corrupção de menores. Para a juíza que determinou que ele continuasse preso, não houve elementos de tortura e maus-tratos. A decisão, no entanto, foi antes da divulgação das imagens onde ele aparece amarrado.
Para o diretor da Educafro, Frei Davi, a imagem do homem amarrado remonta à escravidão.
“Ali, a gente renasceu e reviu o período da escravidão, onde o homem negro era tratado daquela maneira. O corpo negro era humilhado e humilhar o corpo negro era agradas a classe dominante”, diz.
Robson é suspeito de participar de um arrastão com outras duas pessoas. Ele foi encontrado com duas caixas de bombom e os PMS disseram que ele estava muito alterado e que tiveram que usar a força para imobilizá-lo.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: suspeito de furtar produtos em mercado da Zona Sul de SP tem mãos e pés amarrados com corda por policiais
Imagens exclusivas mostram abordagem de policiais baleados em São Paulo
‘Não aguento mais, não estou dormindo, meu casamento acabou’, diz PM após assassinar colegas dentro de batalhão
O que diz a PM
A Polícia Militar divulgou uma nota informando que os seis policiais presentes na ocorrência foram preventivament afastados das atividades operacionais e que um Inquérito Policial Militar foi aberto. A corporação diz ainda que serão analisadas, inclusive, as imagens registradas pelas Câmeras Operacionais Portáteis.
Até o momento, não foram divulgadas as imagens dos equipamentos.
Veja a reportagem completa:

Abordagens da polícia de São Paulo causam discussão
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.