Grupo Pão de Açúcar firma acordo para vender 11 lojas por R$ 330 milhões

Operação é de sale and leaseback (compromisso de compra e venda para subsequente locação). Contratos terão prazo inicial de 15 anos, com exceção de 3 lojas que serão locadas com prazo inicial de 18 anos. Unidade da rede de supermercados Pão de Açúcar, na Zona Sul de São Paulo
Karina Trevizan/G1
O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, firmou uma operação de sale and leaseback (compromisso de compra e venda para subsequente locação), com 11 de suas lojas de supermercados, para um fundo privado não identificado.
A transação soma R$ 330 milhões, de acordo com comunicado ao mercado divulgado nesta segunda-feira (19). Os contratos de locação terão prazo inicial de 15 anos, com exceção de 3 lojas que serão locadas com prazo inicial de 18 anos.
O GPA disse que a operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia ao longo de 2023 e 2024, que contribui para a “redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital”.
A empresa registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 248 milhões no primeiro trimestre deste ano, após lucro de R$ 1,4 bilhão no mesmo período em 2022. Os valores incluem as atividades de hipermercados, segmento que o GPA decidiu sair, e do Grupo Éxito, unidade da empresa em países da América do Sul que está sendo segregada.
Dentro do plano de redução da alavancagem, o GPA também pretende concluir a venda de ativos não estratégicos e implementar melhorias operacionais em direção à meta de margem Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustada de 8% a 9% em 2024.
O grupo prevê ainda reduzir o excesso de estoque nas lojas e vender a participação do Grupo Éxito após o processo de segregação em curso, de acordo com o documento desta segunda-feira.
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