Como é o interior do submarino desaparecido no Atlântico

As autoridades estão correndo contra o relógio para localizar o submersível que tinha cinco pessoas a bordo em expedição ao Titanic que desapareceu no domingo (18).

O correspondente da CNN Gabe Cohen visitou o veículo Titan fora da água em 2018 e disse que se lembra de ter ficado “impressionado com quão simples” a tecnologia de bordo parecia.

“É uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena. Você tem que sentar dentro dele sem sapatos. Ele é operado por um controle de jogo, que se parece essencialmente com um controle de PlayStation”, explicou.

“Ele poderia mergulhar 13.000 pés no oceano e lidar com 150 milhões de libras de pressão que sentiria no fundo do oceano.”

“Foi incrível ver, naquele momento, quando eles estavam arrumando a embarcação e se preparando para uma dessas expedições. Portanto, é obviamente muito difícil e triste ver o que aconteceu agora”, acrescentou Cohen.

Leia Mais

Entenda os possíveis problemas que o submarino pode ter enfrentado antes de desaparecer no Atlântico

O que se sabe sobre “Titan”, submarino desaparecido em expedição ao Titanic

Submarino desaparecido em expedição ao Titanic tem de 70 a 96 horas de oxigênio

Cohen explicou que a empresa realizou muitas expedições científicas a vários naufrágios, não apenas ao Titanic, ao longo dos anos.

“Eles [a empresa] também enfatizaram que a estrutura de fibra de carbono de Titan poderia realizar de forma confiável uma missão como esta. Eles não pouparam nenhuma despesa ou cortaram custos para realizar isso – foi o que eles me disseram repetidamente.”

Ele continuou: “Entrevistei Stockton Rush [CEO da empresa] da  várias vezes. Não apenas ele, mas sua equipe e tripulação. Eles falaram sobre segurança repetidamente e como estavam confiantes na tecnologia desta embarcação e nas outras embarcações que projetaram ao longo do anos, mas descobrimos que Titan teve alguns problemas antes com a comunicação.”

Cohen se referiu a uma reportagem da CBS do ano passado, quando a embarcação ficou perdida por mais de duas horas, incapaz de receber mensagens da superfície, das quais depende para descobrir para onde ir; não há GPS a bordo.

Submersível x Submarino

Um submersível, como Titan desaparecido, é um tipo de embarcação – mas tem algumas diferenças importantes em relação ao submarino mais conhecido.

Ao contrário dos submarinos, um submersível precisa de uma nave-mãe para lançá-lo.

O navio de apoio do Titan era o Polar Prince, um antigo navio quebra-gelo da Guarda Costeira canadense, de acordo com o co-proprietário do navio, Horizon Maritime.

Um submarino também pode ficar debaixo d’água por muito mais tempo, enquanto os submersíveis têm muito menos reservas de energia, de acordo com a OceanGate, empresa que opera a expedição Titan, em uma página vista pela CNN que não está mais disponível.

O Titan tem 96 horas de suporte de vida, e seus mergulhos até os destroços do Titanic geralmente duram de 10 a 11 horas, de acordo com o site – em comparação com submarinos que podem ficar debaixo d’água por meses.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como é o interior do submarino desaparecido no Atlântico no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.