Chef diz ter feito menu “da roça” para agradar Lula e Fernández

A chef de cozinha e campeã da 1ª edição do reality show gastronômico “MasterChef Brasil”, Elisa Fernandes, afirmou ao Poder360 que optou por um menu “da roça” para agradar os cerca de 150 presentes no almoço oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao líder argentino Alberto Fernández nesta 2ª feira (26.jun.2023), no Palácio do Itamaraty.

Depois de vencer o programa exibido pela Band em 2014, Elisa estudou e trabalhou em restaurantes na França. Desde 2018, tem seu próprio restaurante em São Paulo. Está em Brasília desde domingo (25.jun.2023). Em seus perfis nas redes, publicou fotos e vídeos no Itamaraty.

Assista à entrevista com a chef Elisa Fernandes (6min58s):

A chef declarou que quis trazer ao cardápio uma assinatura pessoal.

Como é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Elisa trouxe elementos “do interior” para os pratos servidos aos ministros, presidentes e integrantes da comitiva argentina. O evento era para comemorar os 200 anos das relações diplomáticas entre os 2 países.

“Eu quis fazer um menu que fosse brasileiro, mas que tivesse uma referência, uma relação comigo, com a minha história. Eu sou do interior de São Paulo e eu queria fazer uma comida que tivesse algum quê, um pouco de roça, mas ainda assim que fosse um menu leve”, disse.

Veja abaixo galeria de fotos tiradas pelo repórter fotográfico Sérgio Lima:

Eis o que foi servido por Elisa e sua equipe aos convidados de Lula:

Entrada:

coquetel com tartare de banana da terra;
bolinho de bacalhau.

Pratos principais:

shot de mandioca;
salada cítrica de chuchu, palmito, abobrinha e camarão grelhado;
angu de milho com rabada.

Sobremesa:

bolo de goiabada com calda gelada de queijo branco e farofa crocante de castanha do Pará.

Segundo a chef, os pratos foram escolhidos justamente por ter algum valor afetivo para ela: “Um risoto do Milho triturado, a gente faz ele bem cremoso e serve com uma rabada assim bem derretendo. Então, acho que é uma comida afetiva para mim. E aí de sobremesa, eu fiz uma versão de Romeu e Julieta, que eu acho que também é muito clássico do interior da onde eu venho”.

Apesar de ter passado por diversas provas de pressão e técnica no “MasterChef Brasil”, Elisa diz que o nervosismo de cozinhar pela 1ª vez para chefes de Estado é “incomparável” e afirmou ter ficado “muito mais nervosa” do que na final do reality show.

Incomparável. 150 pessoas, e não são 150 pessoas que eu não conheço. São 150 pessoas das quais muitas eu já votei, conheço a carreira política, admiro. São pessoas muito importantes para o país. Então vem uma pressão e uma expectativa muito grande de agradar mesmo, porque o meu serviço é sobre servir ao próximo, sobre oferecer uma experiência e eu queria conquistar mesmo. Eu queria que eles gostassem da minha comida”, afirmou.

PRESENTE PARA JANJA

A iniciativa de levar nomes de uma nova geração da gastronomia brasileira para os eventos oficiais do governo partiu da primeira-dama, Janja da Silva. A ideia é dar uma assinatura para cerimônias que durante muito tempo foram protocolares.

Elisa diz que se surpreendeu ao receber cumprimentos e elogios das autoridades presentes, como o ministro e vice-presidente, Geraldo Alckmin: “Fui parada por algumas pessoas, o Geraldo Alckmin se apresentou como se eu não conhecesse quem ele fosse. Foi muito legal. Foi muito legal mesmo, figuras como Aloísio Mercadante, Marina Silva, Marta Suplicy”.

Depois do evento, Elisa disse ter pedido que fosse entregue à Janja um presente que trouxe de São Paulo.

Segundo a chef, o presente era um par de brincos de uma joalheria de uma amiga, que representam as pirâmides do Egito. O pacote com o “mimo”, como classificou a chef, foi entregue ao cerimonial da Presidência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.