PLANTÃO APAC emite aviso de POSSIBILIDADE DE INUNDAÇÃO DE RIO e dois municípios devem permanecer em ESTADO DE ATENÇÃO; saiba quais são

plantao-apac-emite-aviso-de-possibilidade-de-inundacao-de-rio-e-dois-municipios-devem-permanecer-em-estado-de-atencao;-saiba-quais-sao

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um plantão hidrológico apresentando a situação do Rio Capibaribe Mirim, no município de Itambé (Caricé), atingiu a cota de alerta nesta segunda-feira (26). Após os grandes volumes de chuva que atingiram o litoral pernambucano. Os dados atualizados às 17h.

Com o aviso da Apac, dois municípios pernambucanos deverão ficar em estado de alerta, devido ao risco de inundação do rio. São eles:

  • Itambé;
  • Goiana.
View this post on Instagram

A post shared by APAC (@apac_oficial)

VEJA MAIS:

>> INMET ALERTA: Chuvas atingem PERNAMBUCO com RISCO DE ALAGAMENTOS E TRANSBORDAMENTOS DE RIOS nesta TERÇA-FEIRA (27); SAIBA MAIS

Entenda como funciona os níveis:

TENDÊNCIA DE ELEVAÇÃO: O nível do rio está subindo em decorrência das chuvas;

ALERTA: O nível do rio está elevado e se aproximando do extravasamento;

INUNDAÇÃO: O nível do rio ultrapassou a calha e já está impactando a população.

O último boletim da Apac, atualizado às 10h desta segunda (26), diz que a tendência de precipitação para esta terça (27) é de chuvas moderadas na RMR, Mata Norte e Mata Sul. No Agreste, há previsão de chuvas fracas ou moderadas.

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, nenhuma ocorrência foi registrada ao longo do dia.

Chuvas devem continuar em Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta em uma publicação desta segunda-feira (26) às 18h45, para o acúmulo de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Segundo o Instituto há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

As áreas afetadas são a Região Metropolitana de Recife (RMR), a Zona da Mata, o Agreste Pernambucano, e o Leste de Alagoas.

O INMET alerta também para algumas instruções na tentativa de evitar que tragédias aconteçam, principalmente em locais de risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.