Energia solar ultrapassa marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados no país

Em franca expansão, a energia solar ultrapassou a marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no país.

Com isso, o segmento chega ao patamar de 22 mil megawatts (MW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e propriedades rurais — o que corresponde a pouco mais de 4% da capacidade total do parque gerador brasileiro.

Os números fazem parte de um mapeamento divulgado nesta terça-feira (27) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Leia mais

Brasil entra no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo

Investimentos em energia solar podem superar os de produção de petróleo pela 1ª vez, diz IEA

Energia solar está perto de se tornar 2ª maior fonte de geração no país, diz Absolar

 

Na avaliação da entidade, o crescimento da energia fotovoltaica reforça o processo de transição energética no Brasil. Desde 2012, foram investidos R$ 111 bilhões no segmento, segundo a Absolar.

Os estados que lideram a capacidade instalada são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

De acordo com Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da entidade, o ritmo de crescimento da energia solar poderia ser ainda maior, mas é dificultado pelas altas taxas de juros.

“O atual patamar da taxa de juros no Brasil, em 13,75%, inibe a aceleração desse desenvolvimento, pois a prestação do financiamento do sistema solar se torna pesada dentro do orçamento familiar”, diz Koloszuk.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Energia solar ultrapassa marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados no país no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.