Menino de 5 anos termina tratamento contra câncer e é surpreendido; veja vídeo

Miguel, um menino de apenas cinco anos, foi recebido com uma grande festa por seus colegas de escola após concluir seu tratamento contra o câncer. A emocionante surpresa ocorreu em uma escola em Varginha, Minas Gerais, e o vídeo desse momento especial viralizou nas redes sociais.

Após seis meses e meio de quimioterapia, a família e a equipe médica notaram uma melhora significativa nos exames do menino. No início, havia uma grande preocupação com a imunidade de Miguel, mas os pais decidiram que ele precisava ter novas experiências.

“A gente pensou: o Miguel tem que viver o extraordinário da vida. O Miguel vive! Ele tem que entender que a vida é muito preciosa,” compartilhou a mãe de Miguel, Brenda Paula Nery Rodrigues.

A festa na escola

Brenda registrou a reação do filho ao reencontrar seus colegas, que o acolheram com muito carinho, incluindo um abraço especial do amigo Teo. “Ele fala: ‘Mamãe, olha o que eles estão fazendo pra mim!’”, disse Brenda, que também ficou surpresa com a recepção.

A ideia de organizar a festa foi da professora Márcia Maria de Paula Santana, que dava aulas para Miguel em casa enquanto ele estava afastado. Ao saber que o menino retornaria à escola em breve, outra professora, Maria Silvania Rodrigues Ribeiro Batista, sugeriu encher balões e reunir as crianças para comemorar.

“Ora, nós temos o costume de fazer uma oração. Após a oração, as professoras entram em sala. Quando terminou a oração, chegou a mensagem da Brenda dizendo que o Miguel iria vir para a escola. Aí, na hora que terminou, foi aquela festa,” contou Bruno de Faria, diretor do Colégio Adventista de Varginha.

A última vez que Miguel tinha visto os amigos foi no dia de seu aniversário. Em outro vídeo registrado por sua mãe em junho, ele também foi recebido com uma música de parabéns.

Diagnóstico e tratamento

A criança não frequentava a escola desde o ano anterior. Em dezembro de 2023, a família percebeu os primeiros sintomas da doença, começando por um inchaço no pescoço que se espalhou para outras áreas. “Tinha debaixo da axila, na virilha, e o baço dele estava inchado. A gente começou a lutar para conseguir uma hematologista infantil,” explicou Brenda.

O primeiro atendimento foi realizado por uma médica de confiança em Varginha, e uma outra profissional em Três Pontas indicou a possibilidade de câncer. Após vários exames, foi diagnosticado um Linfoma de Hodgkin.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Linfoma ou Doença de Hodgkin é um câncer que começa no sistema linfático, que é fundamental para a imunidade. O inchaço de Miguel estava localizado em áreas como pescoço, axila e virilha.

“O linfoma de Hodgkin tem a característica de se espalhar de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos. A doença surge quando um linfócito (célula de defesa do corpo) se transforma em uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente,” informa o Ministério da Saúde.

Superando desafios

O caso de Miguel evoluiu para um nível avançado, afetando partes do corpo, como os pulmões. A mãe contou que enfrentou dificuldades para encontrar profissionais especializados na região.

Após uma febre preocupante, a família de Miguel procurou o Hospital de Amor em Barretos (SP). A internação exigiu arrecadações para cobrir os custos do tratamento especializado.

Brenda decidiu rifar duas imagens de santos que tinha em casa e usou as redes sociais para divulgar as arrecadações, que ajudaram a pagar R$ 1 mil do tratamento.

Durante a quimioterapia, Miguel enfrentou desafios, como o uso de um cateter. Para ajudá-lo a aceitar a situação, a mãe comparou o dispositivo ao utilizado pelo super-herói Homem de Ferro.

Brenda ressaltou que gestos como o da turma de Miguel são essenciais para a recuperação, pois parte das recomendações médicas inclui o carinho oferecido ao menino. “Eu lembro que o médico falou: ‘Eu não consigo dar uma estimativa pra vocês, mas, de 100% do tratamento, 20% é remédio e 80% é amor. O Miguel precisa de amor,’” relembrou.

Assista ao vídeo:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alfinetei (@alfinetei)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.