Doces, travessuras e lucro: Halloween movimenta comércio de Brasília

Doces, travessuras e lucro: Halloween movimenta comércio de BrasíliaTiago Fernandes

Teias de aranha, caveiras, abóboras e bruxas. Esses itens passam a ganhar protagonismo nessa época do ano por conta de uma data nada brasileira, mas que cada vez ganha mais força no comércio brasileiro e brasiliense: o Halloween, ou dia das bruxas, comemorado nesta quinta-feira (31). Entre enfeites, doces e produtos temáticos, a data comemorativa criada nos Estados Unidos movimenta o comércio e já passa a ganhar uma atenção especial de empresários e clientes.

Se você tivesse que adivinhar qual a data comemorativa mais forte para uma loja de doces, você arriscaria o quê? Páscoa? Natal? Dia das Crianças? Nada disso. Na tradicional Bomboniere do Cruzeiro, com 38 anos de existência, nenhuma data superou o Halloween em 2023. E a expectativa para esse ano são as melhores possíveis.

Segundo o proprietário, Pedro Onório, o aumento na procura por doces temáticos foi gradativo e surpreendente. “Ao longo dos últimos anos o crescimento das vendas em outubro foi tanto que a gente já começa a se preparar para a data desde agosto”, explicou.

Entre os doces temáticos estão: gomas de caveira e abóbora, pirulitos de bruxa, olhos de zumbi e os marshmallows de vários formatos diferentes que, inclusive, são os campeões de vendas. A grande procura, de acordo com o Pedro, se deve a várias razões diferentes. Desde lembrancinhas para festas de aniversário com o tema até para a realização da famosa tradição americana onde as crianças batem nas portas fantasiadas perguntando por “doces ou travessuras”.

“Hoje em dia temos vários condomínios em Brasília que promovem eventos distribuindo doces para as crianças. Além disso, quem faz aniversário nessa época acaba incrementando a festa com nossos produtos”, afirmou.

Na Bomboniere do Cruzeiro é possível encontrar doces nacionais e importados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fantasias

Além dos doces e decorações, um item essencial para comemorar a data é a fantasia. E na loja Camarim Fantasias as vendas aumentam consideravelmente no mês de outubro. “Nessa época do ano o movimento é muito grande e a procura por fantasias e acessórios aumenta de 40% a 50% aqui na loja”, disse a gerente Alcileide Lima.

Segundo ela, as vendas deste ano prometem superar bastante o mesmo período de 2023. “A expectativa para esse ano é ainda maior do que em 2023. Ano passado procuraram mais acessórios, mas esse ano, com a chuva muito presente, aumentou a saída de fantasias mais pesadas e bem trabalhadas”, explicou.

Sobre os itens mais procurados, a gerente diz que são as “maquiagens, perucas coloridas e máscaras assustadoras”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Expectativa alta

Atentos ao aumento do interesse dos brasilienses pelo tema, os empresários estão cada vez mais otimistas com a data. A expectativa do setor varejista para esse ano é um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Segundo a estimativa do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) o movimento deve seguir em alta alguns dias após a data.

O Sindivarejista já considera essa época como um período de crescimento de faturamento do setor. “O Halloween já impulsiona muito o comércio local. Além de festas em residências particulares, temos também eventos em escolas e outros abertos ao público. A expectativa para os próximos dias é muito positiva”, afirmou o presidente do sindicato, Sebastião Abritta.

 

Serviço:

  • Bomboniere do Cruzeiro

Local: Cruzeiro Novo, quadra 505

Instagram: @bombonierecruzeiro

 

  • Camarim Fantasias

Local: 509 sul (entrada pela W2)

Instagram: @camarimfantasiasdf

The post Doces, travessuras e lucro: Halloween movimenta comércio de Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.