Brasil lidera expedição de navegação costeira na Antártida

A partir do dia 22 de novembro até o dia 25 de janeiro do próximo ano, o Brasil vai liderar a Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, que percorrerá mais de 20 mil quilômetros da costa do continente antártico.

O objetivo é percorrer toda a costa a partir de um navio quebra-gelo. A equipe sairá do porto de Rio Grande, na região sul do Rio Grande do Sul.

A expedição contará com 27 cientistas brasileiros e outros 34 vindos de seis países (Argentina, Chile, China, Índia, Peru e Rússia). A coordenação da navegação será feita pelo pesquisador e explorador polar Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a expedição, os pesquisadores irão coletar amostragens ao longo da costa e mapear a biodiversidade marinha do continente. Com estes dados, será possível estudar o impacto das mudanças climáticas nas geleiras e ecossistemas costeiros da Antártica.


Brasil participará de evento que irá circum-navegar o continente antártico
Brasil participará de evento que irá circum-navegar o continente antártico • Divulgação

De acordo com o líder da expedição, a diferença desta navegação é que ela será realizada o mais perto possível da costa do continente. “Apoiaremos um levantamento geofísico dessas frentes de geleiras para entender como elas respondem ao aquecimento da atmosfera e do oceano”, explica ele.

Francisco Eliseu Aquino, professor da UFRGS, vai coordenar as pesquisas do grupo de climatologistas durante a expedição e reforça o pioneirismo da circum-navegação.

“Ela permite interagir com a diversidade de tempestades, eventos extremos, estudar o ciclo hidrológico examinando as conexões entre a região tropical e a Antártica. Também faremos perfurações na neve e gelo para investigar a variabilidade do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 100 anos”, diz Aquino.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil lidera expedição de navegação costeira na Antártida no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.