Pedágio ‘free flow’ começa a funcionar em Jaboticabal, SP; saiba o que muda


Praça na Rodovia Carlos Tonani (SP-333) é a segunda do estado de São Paulo a receber novidade. Usuários terão até 30 dias para efetuar pagamento; entenda. Começa a funcionar nesta sexta-feira (1º) o sistema “free flow” de pedágio, ou seja, sem cancelas, na altura do Km 110 da Rodovia Carlos Tonani (SP-333), em Jaboticabal (SP).
A praça é a segunda do estado de São Paulo a receber a novidade. A primeira foi a do Km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (SP), que passou a operar em setembro deste ano.
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O modelo de pagamento com reconhecimento automático dos carros, em que os motoristas não precisam parar nas praças, substitui a cobrança manual e foi anunciado pela concessionária EcoNoroeste em maio
“O principal objetivo é trazer mais comodidade e segurança para os usuários que estão trafegando pelas nossas rodovias, principalmente na Rodovia SP-333, na região de Jaboticabal”, destaca Gustavo D’Ávila, coordenador de arrecadação da concessionária.
O sistema free flow, já utilizado na Rio-Santos (BR-101), que liga o litoral norte de São Paulo ao Rio de Janeiro, e desde 2023 de forma experimental em Monte Sião (MG), também está previsto em outras concessões, como no leilão que irá ceder estradas que ligam o Alto Tietê ao litoral paulista pelo Governo de São Paulo à iniciativa privada.
Rodovia Carlos Tonani, em Jaboticabal (SP), deve contar com sistema free flow de pedágio no segundo semestre
Divulgação/ EcoNoroeste
Como funciona o sistema e onde ele vai funcionar?
Em substituição às tradicionais praças com cancelas, o sistema free flow se utiliza de pórticos instalados acima do nível dos carros que automaticamente os identificam por meio de câmeras, sensores e antenas, sem que seja preciso reduzir a velocidade de deslocamento.
Essa identificação é feita tanto pela placa do veículo quanto pela TAG – quando há – de empresas que fazem a cobrança, além de reconhecer o tipo de veículo – seja carro, caminhão ou moto – e o número de eixos, inclusive em condições de baixa visibilidade.
Na SP-333, que contempla as rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari, haverá dois locais de cobrança:
em Itápolis, no quilômetro 179, no sentido Leste (para quem vai em direção a Jaboticabal)
em Jaboticabal, quilômetro 110, no sentido Oeste (para quem vai em direção a Itápolis)
Sistema free flow Lote Litoral Paulista
Divulgação/Artesp
Como é feito o pagamento?
Quem já conta com a TAG de pagamento automático terá o lançamento da cobrança na fatura do serviço, como já ocorre hoje.
Quem não conta com nenhuma TAG será identificado pela placa e terá 30 dias para fazer o pagamento pela internet, por aplicativo no celular, totem de autoatendimento nas rodovias ou pelo WhatsApp, no 0800 326 3663.
A falta de pagamento no prazo resulta em multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Quais as vantagens do free flow?
De acordo com a concessionária, a substituição do atual sistema de cobrança tem uma série de benefícios para os usuários das rodovias:
segurança: menos frenagens reduzem as chances de colisões traseiras;
economia de tempo: sem redução de velocidade, o trânsito tende a ter maior fluidez, especialmente em feriados e fins de semana;
tarifas menores: quem dispõe das tags terá descontos nas tarifas;
redução de impacto ambiental: menos paradas e uma menor utilização da marcha lenta nos automóveis diminui a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível.
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