Turista chileno morto no Rio gostava de esportes e natureza; amigos organizam eventos para bancar translado do corpo

turista-chileno-morto-no-rio-gostava-de-esportes-e-natureza;-amigos-organizam-eventos-para-bancar-translado-do-corpo


Ronald Tejeda Sobarzo, de 29 anos, morreu após pegar um carro de aplicativo na Lapa e ser encontrado desacordado e machucado em um mirante de Santa Teresa. Ele e um amigo foram levados para o hospital, mas Ronald não resistiu. A polícia tenta descobrir o que houve com chilenos encontrados na mata
Amigos e parentes do turista chileno Ronald Tejeda Sobarzo, de 29 anos, morto no Rio na última quarta-feira (17), após ser encontrado desacordado em Santa Teresa, estão organizando rifas e eventos para arrecadar dinheiro e conseguir pagar pelo translado do corpo dele para o Chile.
Morador de Santiago, capital chilena, Ronald estava com um amigo, Andres Orellana Ruiz, de 39 anos, de férias no Rio de Janeiro, quando ambos foram vítimas de um possível golpe e passaram por um verdadeiro apagão.
Amigos do chileno organizam eventos para bancar translado do corpo
Reprodução redes sociais
Os dois estavam na Lapa, na noite do último sábado (13), quando pegaram um carro de aplicativo em direção ao hotel onde estavam, em Copacabana, na Zona Sul.
Segundo as primeiras informações levantadas pela Polícia Civil, os dois apagaram dentro do carro. A principal linha de investigação é que eles foram dopados no golpe conhecido como “Boa Noite, Cinderela”.
Os dois só retomaram a consciência por volta das 10h de domingo (14), quando foram encontrados no Mirante do Rato Molhado, na Rua Francisca de Andrade, em Santa Teresa.
O chileno Ronald Tejeda Sobarzo, de 29 anos, estava de férias no Rio
Reprodução redes sociais
Eles foram socorridos e levados para o Hospital Souza Aguiar. Nesta quarta (17), Ronald não resistiu aos ferimentos e morreu. Seu corpo está no Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do RJ, onde a família esteve para reconhecê-lo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do resgate, as vítimas tinham sinais de agressões nos rostos, e Ronald foi socorrido em estado grave. Os agentes afirmam que eles caíram de uma altura de oito metros.
Andres, que teve uma perfuração no pulmão, foi transferido nesta quinta (18) para um hospital particular e segue internado. Seu estado de saúde é estável.
Mirante do Rato Molhado, na Rua Francisca de Andrade, em Santa Teresa, onde o chileno foi encontrado
Reprodução TV Globo
Agentes da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) estão investigando o caso. Os investigadores estão ouvindo testemunhas e colhendo imagens de câmeras de segurança da região pra entender o que aconteceu.
Esportista e amante da natureza
Formado em engenharia civil industrial, Ronald postava em suas redes sociais um estilo de vida saudável e ativo. Pelas fotos publicadas, é possível ver que ele gostava do contato com a natureza e de esportes.
Praticante da calistenia, um tipo de exercício funcional em que a pessoa usa o peso do próprio corpo para se exercitar, o chileno tem muitas fotos e vídeos desenvolvendo suas habilidades em parques públicos de Santiago.
Ronald Tejeda Sobarzo era praticante de calistenia
Reprodução redes sociais
Ronald também era amante dos passeios de patins, ou roller, como é mais conhecido o equipamento com as rodas em linha.
São os amigos do turista que também andavam de patins que estão organizando um dos eventos para ajudar a pagar pelo translado do corpo do chileno.
No próximo domingo (21), às 16h, os amigos de Ronald vão se reunir em Santiago, para um evento roller “em benefício e em memória” do turista morto no Rio. A entrada do evento custará mil pesos chilenos, o equivalente a aproximadamente R$ 6.
Amigos do chileno organizam eventos para bancar translado do corpo
Reprodução redes sociais
‘Tenho certeza que deviam estar dopados’, diz irmã
À imprensa chilena, Marta Elisabeth Tejeda Sobarzo, irmã de Ronald, afirmou que a família quer entender melhor o que aconteceu, já que os amigos teriam pego um transporte de aplicativo da Lapa em direção a Copacabana, quando desapareceram.
“Espero que entendamos melhor essa situação”, disse Tejeda, que completou: “Eles dizem que colocaram algo na bebida e depois perderam a consciência. A primeira informação que recebemos foi que eles haviam sido assaltados e que meu irmão havia sofrido uma pancada na cabeça. O amigo teve um pulmão perfurado”, afirmou Marta.
Morador de Santiago, capital chilena, Ronald estava com um amigo, Andres Orellana Ruiz, de 39 anos, de férias no Rio de Janeiro.
Reprodução redes sociais
Segundo a mulher, os dois homens estavam desmaiados quando foram encontrados. “Tenho certeza de que deviam estar dopados. Ele (Ronald) não era de beber muito, muito menos em outro país. Nossos pais falaram para ele se cuidar, que ele estava em outro país, eu disse a ele a mesma coisa”, completou.
Ronald Tejeda estava no Brasil com um amigo
Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.