São Paulo – Com seis semanas consecutivas de queda no número de roubos e furtos registrados na área da Cracolândia, no centro da capital paulista, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) já vê “reversão de cenário” de crimes cometidos na região.
Segundo o relatório “Cenas Abertas de Uso”, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), roubos e furtos caíram 17,4% e 12%, respectivamente, entre os dias 1º e 14 de maio de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 237 roubos e 409 furtos notificados. Em 2022, haviam sido 287 e 465.
Nas quatro semanas anteriores, de 3 a 30 de abril de 2023, os roubos já haviam recuado 26,7%, com 522 casos notificados – ante 712 no ano passado. Por sua vez, os furtos diminuíram 37,2%. Ao todo, houve 802 registros, contra 1277 no mesmo período de 2022.
O levantamento da SSP considera os boletins de ocorrência registrados nas áreas do 3º (Campos Elíseos) e do 77º (Santa Cecília) Distritos Policiais, uma região expandida em relação ao local onde fica o fluxo de usuários de crack no centro de São Paulo.

Guarda-civil em ação na Cracolândia, em SP
Leon Rodrigues/Prefeitura de SP

Operação na Cracolândia, centro de SP
Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação

Dependentes químicos se concentram em fluxo, no centro de SP
Alfredo Henrique/Metrópoles

Farmácia no centro de SP é saqueada por usuários da Cracolândia
Reprodução/Redes sociais

Homem é assaltado na cracolândia
Reprodução

Cones e gradis são usados para bloquear calçadas, após o fechamento de comércios, no centro de SP
Arquivo Pessoal

Calçada é bloqueada para impedir fluxo de usuários de droga no centro de SP
Arquivo Pessoal

Homem foi atropelado no fluxo da Cracolândia, no centro da capital paulista
Reprodução/Arquivo Pessoal

Dependentes químicos se concentram na Rua Gusmões, no centro de SP
Arquivo Pessoal

Desde então, usuários se espalham pelo centro
Reprodução/Twitter
0
Governo vê “reversão do cenário” na Cracolândia
O cenário de recuo de crimes patrimoniais é recente. Dados do 3º DP mostram que, até março de 2023, as estatísticas de roubo ficaram 23 meses consecutivos em alta. A última queda, havia sido em abril de 2021.
Já no 77º DP, o número de assaltos praticados piorou ao longo de todo o ano de 2022. Em fevereiro de 2023, no entanto, a delegacia conseguiu interromper a sequência de maus resultados e registrou menos roubos.
No relatório, o governo Tarcísio avalia que a tendência observada nessas últimas semanas já sugere uma “reversão do cenário” de violência e o “início gradual da melhora da segurança e qualidade de vida da população que vive na região central”. Para o governo, os índices recentes também indicariam que “a batalha está sendo vencida”.
“Esses resultados encorajadores refletem os esforços contínuos e integrados entre poder público e população, apontando para um panorama de retomada do território e segurança na região”, diz a análise.
O relatório atribui a queda de roubos e furtos a um conjunto de medidas em parceria com a Prefeitura da capital paulista, a exemplo de serviços de saúde e de assistência social oferecidos na área da Cracolândia.
Segundo a análise, o recuo de crimes patrimoniais estaria, ainda, ligado ao aumento de 53% no número de prisões realizadas em São Paulo no período de janeiro a março de 2023.
The post Cracolândia: maio tem queda de roubos e governo já vê “reversão de cenário” first appeared on Metrópoles.