Elevador da Cidade Administrativa ‘trava’ no 1º dia de funcionamento após meses de manutenção; VÍDEO


Elevadores da sede do governo mineiro foram interditados em maio devido à identificação de falhas. Parte dos equipamentos foi disponibilizada para uso nesta segunda-feira (4). Elevador da Cidade Administrativa ‘trava’ no primeiro dia de funcionamento após manutenção
Um dos elevadores da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, travou e deixou pessoas presas nesta segunda-feira (4), primeiro dia de funcionamento das estruturas após meses de manutenção.
O problema ocorreu em um equipamento do prédio Gerais, por volta das 9h. Uma servidora que não quis se identificar contou que estava com outras seis pessoas no elevador quando ele parou no sexto andar e não subiu mais.
“Apagou tudo e ficou repetindo o mesmo som de abrir e fechar a porta mais a indicação do andar, mas não andava mais. […] A gente tentou usar o telefone do elevador para pedir ajuda, e eles também afixaram um cartaz sinalizando os contatos de emergência de cada elevador e da Cidade Administrativa no geral, mas o sinal estava bem ruim lá dentro”, contou.
Segundo ela, um dos ocupantes do elevador forçou a porta até conseguir abri-la manualmente e, depois de cerca de 10 minutos presos, todos conseguiram sair.
“Eu e algumas moças ficamos mais claustrofóbicas, estava bem cheio, e é um elevador muito abafado”, disse a servidora.
Esta segunda-feira é o primeiro dia de trabalho presencial dos servidores após meses em regime remoto. Os elevadores tinham sido interditados em maio deste ano após a identificação de falhas (leia mais abaixo).
O g1 questionou o governo de MG sobre o problema registrado nesta segunda-feira. Em nota, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) afirmou que houve “uma falha no sistema de comunicação da cabine de um elevador com a casa de máquinas”.
“Trata-se de uma questão pontual, que foi prontamente resolvida pela equipe da empresa de manutenção dos elevadores, sem colocar em risco a segurança dos usuários”, disse a pasta.
Elevadores da Cidade Administrativa começam a ser liberados
Seplag-MG/ Divulgação
A Seplag falou, ainda, que a segurança dos elevadores liberados para uso foi atestada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e pela empresa Otis.
“A Intendência da Cidade Administrativa […] realizou também inúmeras horas de teste de uso antes da liberação dos elevadores”.
Entenda
Elevador do Prédio Minas, da Cidade Administrativa, interditado com faixa de sinalização.
Reprodução/TV Globo
Em novembro de 2023, um servidor passou mal e morreu na Cidade Administrativa após subir diversos lances de escada do prédio Minas, que estava com elevadores estragados havia cerca de uma semana.
Em maio deste ano, os elevadores dos prédios Minas e Gerais foram interditados após a identificação de novas falhas, e os servidores foram submetidos ao regime remoto de trabalho. Em junho, o governo anunciou que contratou as obras de reparo das estruturas.
Em outubro, elevadores do prédio Minas foram liberados para uso. Já nesta segunda-feira (4), foi a vez dos equipamentos do prédio Gerais, com permissão de uso do 4º ao 14º andar. Os demais andares serão disponibilizados na próxima segunda-feira (11).
Até o momento, 24 de um total de 58 elevadores tiveram as obras concluídas. A previsão é de finalização de todos os reparos em dezembro.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.