Indústria catarinense abre caminho para as profissões do futuro

A industrialização mundial, iniciada em meados de 1760, foi o primeiro passo para uma verdadeira transformação no chão das fábricas. Desde então, as indústrias têm promovido a modernização dos processos e revolucionado as profissões. A chamada Indústria 4.0 vem reconfigurando o mercado de trabalho ao abrir novas oportunidades em carreiras que, até então, eram consideradas futuristas, mas que estão cada vez mais presentes na atualidade.

Iselde Kelbert é testemunha dessas mudanças na indústria de Santa Catarina. Quando ingressou no quadro de colaboradores da Duas Rodas, em Jaraguá do Sul, no norte do estado, encontrou uma empresa bem diferente.

“A gente não tinha computadores. Dá para imaginar isso? Alguém trabalhando sem computador? A gente fazia as formulações no papel”, relembra.

Com o passar do tempo, tudo mudou. Novas máquinas surgiram, novas metodologias foram desenvolvidas, e o laboratório onde a trabalhadora atua agora conta com o que há de mais moderno e tecnológico.

Atualmente, uma equipe de 50 profissionais no Brasil e no exterior é coordenada pela gerente de desenvolvimento de aromas, que viu a profissão de aromista passar por grandes transformações. As anotações no papel ficaram praticamente no passado.

“Buscamos nos bancos de dados da Duas Rodas uma formulação parecida com a que saiu na análise. Essa busca nos dá três ou quatro formulações semelhantes, e focamos nessas três em vez de começar uma formulação do zero”, exemplifica.

Indústria catarinense abre caminho para as profissões do futuro

Aromistas da Duas Rodas contam com o apoio da tecnologia para identificar componentes de novos aromas. Crédito: Divulgação ND – Foto: Divulgação ND

Profissões do futuro

O mais recente Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, indica que Santa Catarina precisará qualificar cerca de 953,4 mil trabalhadores até o ano de 2027. As carreiras ligadas às tecnologias concentram uma alta demanda de profissionais e estão em ascensão nas indústrias.

Essas profissões fazem parte de um novo contexto do mercado de trabalho, no qual a educação terá um papel preponderante como ferramenta de oportunidade e desenvolvimento profissional.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) mantém programas ativos para oferecer aos trabalhadores aprimoramento intelectual e técnico, além do desenvolvimento de novas habilidades, para que acompanhem a evolução do próprio mercado de trabalho no qual a indústria está inserida.

“O que chamamos de Indústria 4.0 envolve, por exemplo, o desenvolvimento de competências para cibersegurança, segurança de equipamentos, software, sistemas embarcados focados na automação, tudo ligado à internet das coisas e a bancos de dados”, esclarece Fabrízio Pereira, diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC.

Indústria catarinense abre caminho para as profissões do futuro

Profissões do futuro exigem novos conhecimentos, novas habilidades e aprimoramento constante do trabalhador – Foto: Divulgação ND

As mudanças no estilo de trabalho refletem a transformação das indústrias nas últimas décadas. As fábricas se adaptaram com novas tecnologias, e as profissões exigem mais conhecimento e preparação dos trabalhadores. Aprender tornou-se uma palavra-chave e essencial para quem busca crescimento na carreira.

“O importante é o profissional saber o que quer, onde deseja chegar, planejar seu crescimento, ter atitudes e estar preparado”, destaca Clodoaldo Heidemann, gerente de relações humanas da Duas Rodas.

Indústria catarinense abre caminho para as profissões do futuro

“A indústria cada vez mais vem se modernizando e preparando um ambiente mais leve para os colaboradores”. Clodoaldo Heidemann, gerente de relações humanas da Duas Rodas. – Foto: Divulgação ND

Trabalhe na Indústria

Em 2021, a FIESC criou a plataforma Emprego Já para estimular o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. A ferramenta gratuita funciona como elo entre as empresas e as pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

Empresários podem cadastrar as vagas disponíveis nas empresas e consultar os mais de 86 mil currículos ativos. Quem busca emprego também pode se cadastrar, sem qualquer custo, e acessar as vagas disponíveis. Para utilizar o sistema, basta acessar o site trabalhenaindustria.com.br.

A FIESC não faz a intermediação das contratações, a relação de interesse é feita diretamente entre as empresas e os candidatos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.