Pacheco reforça apoio a Alcolumbre para sucessão no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirmou nesta terça-feira (5) que apoiará o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Casa no próximo ano. Pacheco fez elogios a sua colega de partido Eliaziane Gama (PSD-MA), que também pleiteia o cargo, mas destacou que Alcolumbre “tem todo o seu apoio”.

“A minha posição é uma posição clara e já conhecida de apoio ao ex-presidente Davi Alcolumbre e que era o presidente do Senado que me antecedeu”, disse Pacheco em entrevista a jornalistas, durante evento sobre a regulamentação da reforma tributária.

A bancada do PSD no Senado — que é a maior da Casa, com 15 senadores — deve se reunir no dia 12 de novembro para debater o apoio na sucessão. Eliziane já comunicou ao partido a intenção de disputar o comando do Senado.

“A senadora Eliziane tem todos os predicados, tem todo o meu respeito, mas ela própria reconhece e aceita a minha posição de apoio ao senador Davi Alcolumbre por tudo que nós construímos, pelo fato de eu o ter sucedido com apoio muito veemente do Davi naquele momento. Então, a própria Eliziane demonstra muita maturidade política ao aceitar essa minha posição e respeitar essa minha posição”, declarou.

Alcolumbre já comandou a Casa em 2019 e 2020. As eleições para a presidência do Senado ocorrem em fevereiro do ano que vem, mas as bancadas iniciaram as mobilizações para campanhas desde o início do ano. Até o momento, o senador tem o apoio formal do PP, PDT, PSB e PL.

Somadas ao União Brasil, partido de Alcolumbre, que tem sete senadores, as bancadas reúnem 35 congressistas. Para ser eleito presidente do Senado, Alcolumbre precisa do apoio de ao menos 41 senadores.

“Obviamente, que o meu papel como presidente Senado é ser magistrado numa discussão dessa e qualquer eventual outra candidatura que surja terá de mim todo respeito e eu vou tratar o processo de sucessão com a maior isenção possível, mas eu tenho uma preferência pessoal, como um senador por Minas Gerais e até como presidente do Senado, de apoio ao ex-presidente Davi Alcolumbre”, afirmou Pacheco.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pacheco reforça apoio a Alcolumbre para sucessão no Senado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.