Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos, bate recorde com 38 decolagens por hora após mudança de procedimento


Desde 4 de novembro, os aviões podem decolar de pistas paralelas com um menor intervalo. Antes, as aeronaves só tinham permissão de decolar em pistas independentes, com a alteração, ocorre uma decolagem a cada 1 minuto e meio. Avião decolando da pista do Aeroporto Internacional de Cumbica
Sidnei Barros/Prefeitura de Guarulhos
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou recorde de decolagens na terça-feira (5), com 38 por hora, após uma mudança de procedimento de operações nas pistas de pouso – que permite que aeronaves decolem em um intervalo menor de tempo.
A informação é da NAV, Serviço de Navegação Aérea do Brasil.
A medida está em vigor desde o dia 4 de novembro. Antes, o número máximo era de 36 decolagens por hora.
A nova estratégia do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) faz com que duas pistas sejam usadas paralelamente para decolagens do aeroporto. Isso pode auxiliar na fluidez do tráfego de aviões em dias e horários de pico, por exemplo. É uma decolagem a cada 1 minuto e meio.
Decolagens paralelas
Segundo a NAV, além de reduzir os intervalos entre as aeronaves que saem do Aeroporto Internacional de São Paulo, a ação também pode diminuir o consumo de combustível das aeronaves, melhoria no gerenciamento do tráfego aéreo, economia de tempo para todos os envolvidos e até a significativa redução da emissão de CO² na atmosfera.
O aeroporto possui duas pistas paralelas e, em 2024, até o mês de setembro, aconteceram cerca de 216 mil pousos e decolagens.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.