Ministros Celso Sabino e Alexandre Padilha anunciam mil vagas para formação em gastronomia em Belém

Iniciativa tem foco na Conferência da ONU sobre o Clima que será no Pará em 2025. Os ministros também visitaram obras estratégicas para o evento no estado. Em Belém, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciaram, neste sábado (9), mil vagas em doze qualificações em gastronomia.
A formação profissional é com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que será no Pará em 2025.
A assinatura foi no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no centro histórico da cidade, e faz parte de um acordo de cooperação.
De acordo com o Governo Federal, os cursos serão coordenados pelo chef paraense Saulo Jennings, embaixador da ONU para o turismo gastronômico.
Obras da COP
Ainda na capital paraense, os ministros visitaram as obras preparatórias para a COP30.
Uma delas foi o empreendimento na primeira Escola Nacional de Turismo, que está em fase de conclusão e tem previsão de inauguração até dezembro; e a reforma para a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, que terá novas áreas de embarque e desembarque de passageiros, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025.
O ministro Celso Sabino disse que “conferências internacionais, que estão vindo para Belém, como o G20 este ano, as que antecedem a COP ano e a própria COP motivam a implantação desta primeira escola em Belém, mas há previsão da segunda ser lançada no Rio de Janeiro”.
“Entendermos a importância de qualificar profissionais para atender o mercado do turismo que cresce a cada dia em Belém, na região Norte e em todo o Brasil”, afirmou.
Gastronomia
Desde 2015, a capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia, sendo reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Com o selo, a cidade integra rede de locais que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo e com visibilidade internacional.
O Brasil possui 14 cidades criativas, de acordo com a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco:
Gastronomia: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG)
Design: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE)
Música: Recife (PE) e Salvador (BA)
Artesanato e arte popular: João Pessoa (PB)
Cinema: Santos (SP) e Penedo (RJ)
Literatura: Rio de Janeiro (RJ)
Artes Midiáticas: Campina Grande (CG)
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.