Trump vence no Arizona e leva os 7 estados-chave da eleição nos EUA, aponta projeção da AP


Trump faz discurso para declarar vitória e diz que novo governo será ‘a era de ouro da América’
Donald Trump venceu a eleição presidencial no Arizona neste sábado (9), devolvendo o estado – e seus 11 votos eleitorais – ao Partido Republicano, projeta a agência de notícias Associated Press (AP). Com o resultado, o bilionário vence em todos os 7 estados-chave que estavam em disputa com a democrata Kamala Harris.
A campanha de Trump concentrou-se na segurança das fronteiras e na economia, ligando a democrata Kamala Harris à inflação recorde e às travessias ilegais de fronteira durante a administração do presidente Joe Biden.
A vitória de Trump diminui as esperanças dos democratas do Arizona, que buscaram continuar sua ascensão, que começou com a vitória em 2018 de uma cadeira no Senado há muito ocupada pelos republicanos e continuou em 2020 e 2022. Biden foi apenas o segundo democrata a vencer o Arizona em 70 anos.
Trump venceu a eleição presidencial no Arizona, projetou a Edison Research no sábado, completando uma varredura em todos os sete estados-campo de batalha e garantindo uma vitória decisiva no Colégio Eleitoral sobre a vice-presidente democrata Kamala Harris.
Trump, que havia garantido os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para vencer a Casa Branca na quarta-feira de manhã, agora tem o que se espera ser um total final de 312 votos contra 226 de Harris.
O republicano Donald Trump, 78 anos, venceu as eleições presidenciais também no estado de Nevada, chegando a 6 dos 7 estados-chave que estavam em disputa com Kamala Harris, aponta projeção da Associated Press neste sábado (9).
Os estados-chave são aqueles e não têm uma preferência política clara e decidem, na prática, quem será o próximo presidente. Com o resultado em Nevada, o último estado sem projeção final de vencedor é o Arizona, que também tem Trump na liderança.
Trump garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos ainda na quarta-feira (6).
Apoiadores de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida
Brian Snyder/Reuters
Os Estados Unidos não têm um tribunal eleitoral de âmbito nacional, como o Brasil, e a apuração dos votos é de responsabilidade de cada estado. A contagem oficial pode demorar semanas, e o resultado é tradicionalmente divulgado pela agência de notícias AP com base na projeção feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação. Entenda como funciona.
Confira como está a apuração. Os dados são da Associated Press.
Veja a lista de estados:
Arizona – 11 delegados
Carolina do Norte – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Geórgia – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Michigan – 15 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Nevada – 6 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Pensilvânia – 19 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
Wisconsin – 10 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
AO VIVO: acompanhe todas as últimas notícias sobre as eleições nos EUA
MAPA DA APURAÇÃO: Confira a apuração da eleição dos EUA em tempo real
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Arizona – 11 delegados

Carolina do Norte – 16 delegados (Trump venceu)

Geórgia – 16 delegados (Trump venceu)

Michigan – 15 delegados (Trump venceu)

Nevada – 6 delegados

Pensilvânia – 19 delegados (Trump venceu)

Wisconsin – 10 delegados (Trump venceu)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.