Mais de 120 milhões de pessoas nos EUA sofrem com fumaça de incêndios do Canadá

mais-de-120-milhoes-de-pessoas-nos-eua-sofrem-com-fumaca-de-incendios-do-canada

Mais de um terço da população dos EUA está sob alertas de qualidade do ar, cobrindo mais de uma dúzia de estados do meio-oeste à costa leste, enquanto a fumaça dos incêndios florestais canadenses varre partes dos Estados Unidos. As autoridades pedem ao público que tome medidas de segurança apenas algumas semanas depois que uma fumaça de incêndio florestal semelhante cobriu o Nordeste do país.

Mais de 120 milhões de pessoas estão sob alerta e algumas das piores qualidades do ar, classificadas como “muito insalubres”, concentram-se nas áreas metropolitanas de Chicago, Cleveland, Detroit e Indianápolis. Espera-se alguma melhora na qualidade do ar na quinta-feira, principalmente na área dos Grandes Lagos, onde chuvas e tempestades ajudarão a limpar o ar.

O Canadá está passando por sua pior temporada de incêndios já registrada, com centenas de incêndios ocorrendo em todo o país – com mais de 250 queimando “fora de controle”, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Centre.

À medida que enormes nuvens de fumaça atravessam os EUA, alertas de qualidade do ar foram emitidos para todos os estados de Nova York, Iowa, Wisconsin, Illinois, Indiana, Michigan, Delaware e Maryland, bem como partes de Kansas, Missouri, Minnesota, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Carolina do Norte, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, expandiu um conselho de saúde sobre qualidade do ar em Nova York para incluir todo o estado na quarta-feira. Os níveis de qualidade do ar em partes do estado agora são insalubres para todas as pessoas, enquanto a área da cidade de Nova York permanece insalubre para grupos sensíveis. Centenas de milhares de máscaras N95 estão disponíveis para os nova-iorquinos, algumas sendo distribuídas em centros de trânsito e parques, disse Hochul em um comunicado à imprensa.

Os residentes estão sendo aconselhados a ficar em casa com o ar condicionado ligado ou, em algumas áreas, usar máscaras N95 se precisarem ficar do lado de fora.

Lugares da Pensilvânia até Iowa estão experimentando ar muito insalubre, o que significa que o risco de efeitos prejudiciais à saúde é maior para todos, não apenas para grupos sensíveis. Uma pequena área a leste e ao norte de Detroit atingiu níveis perigosos na manhã de quarta-feira – isso é considerado um “alerta de saúde para condições de emergência”, de acordo com o Índice de Qualidade do Ar do governo federal.

Chicago, Detroit, Indianápolis, Cleveland, Pittsburgh, Milwaukee e Davenport, Iowa, todos viram leituras na faixa muito insalubre na manhã de quarta-feira. A fumaça está causando leituras insalubres da qualidade do ar que se estendem ao sul até St. Louis, Cincinnati e Louisville, Kentucky.

Um alerta de código vermelho – alertando sobre a qualidade do ar insalubre – foi emitido para grande parte do meio-oeste e do vale de Ohio na quarta-feira, de acordo com o AirNow.gov.

Os locais sob o aviso do Código Vermelho incluem Chicago, Indianápolis, Pittsburgh e Erie na Pensilvânia, Columbus, Ohio, Fort Wayne, Indiana e Madison e Milwaukee em Wisconsin.

Chicago e Detroit tiveram a pior qualidade do ar do mundo na noite de terça-feira, com o ar de Detroit atingindo um índice de qualidade do ar “muito insalubre” de 205, de acordo com a IQAir. Chicago registrou um Índice de Qualidade do Ar de 174 na terça-feira. O Índice de Qualidade do Ar vai de 0 a 500, onde níveis de 50 ou menos são considerados saudáveis. Quanto maior o nível do índice, mais perigosa é a qualidade do ar.

Os horizontes da cidade ficaram borrados pela fumaça na terça e na quarta-feira, com uma névoa branca pairando sobre as estradas e bairros.

“Sinto uma queimação na garganta”, disse Dalya Khuder, que estava visitando Detroit, à afiliada da CNN WXYZ. “A qualidade do ar é muito ruim e eu não quero essas coisas nos meus pulmões.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 120 milhões de pessoas nos EUA sofrem com fumaça de incêndios do Canadá no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.