Av. Alberto Craveiro terá redução da velocidade máxima permitida

av.-alberto-craveiro-tera-reducao-da-velocidade-maxima-permitida


Medida começa a ser executada a partir da noite desta quinta-feira (29). Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, terá velocidade máxima reduzida para 50 km/h.
Kilvia Muniz/SVM
A Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, terá a velocidade máxima readequada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para 50 km/h. A medida começa a ser executada a partir da noite desta quinta-feira (29).
A medida tem o objetivo reduzir a severidade dos acidentes a partir da implantação de novas regras de circulação que serão instaladas ao longo da via, no trecho compreendido entre a rotatória da Arena Castelão e Rua São Pedro.
LEIA TAMBÉM:
Redução da velocidade máxima em avenidas de Fortaleza tem pouco impacto no tempo gasto no trânsito; entenda
Na via, reconhecida por concentrar importantes polos geradores de viagens, também está prevista a renovação da sinalização em 30 cruzamentos, implantação de dois novos semáforos com tempo para pedestres, inclusão de 22 vagas de estacionamento, revitalização da pintura no entorno de escolas e prolongamento de calçada para facilitar a travessia de quem anda a pé.
De acordo com levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Avenida Alberto Craveiro registrou, de janeiro de 2019 a maio de 2023, 239 sinistros totais, sendo 11 com mortes, 202 com vítimas feridas e 13 atropelamentos.
Fator de risco
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é o fator responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito. Por esse motivo, Fortaleza tem adequado o limite em vias com alta taxa de acidentalidade viária e significativo volume de tráfego.
Conforme a AMC, os resultados dessa política são comprovados estatisticamente. Exemplo disso é que a Avenida Leste-Oeste, primeira da capital cearense a operar com 50 km/h, registrava uma média de 11 óbitos por ano.
Já em 2022, depois da implantação da readequação de velocidade, não registrou nenhuma morte. Nas demais vias, houve uma queda de 68,1% nos acidentes fatais.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.