Agendas com imagens que lembram suástica nazista são recolhidas de universidade de SC

agendas-com-imagens-que-lembram-suastica-nazista-sao-recolhidas-de-universidade-de-sc


Alunos ficaram revoltados com as imagens impressas. Comissão responsável nega ter relação com símbolos do nazismo e trata caso como “infeliz coincidência”. Páginas da agenda tinha símbolos associados ao nazismo
Arquivo pessoal
Agendas produzidas pelo Centro de Arte da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) para distribuição à comunidade acadêmica em Florianópolis foram recolhidas depois que alunos associaram algumas imagens impressas nelas ao nazismo.
A comissão responsável pela produção afirma que a intenção do projeto era fazer, a partir de uma combinação de letras, alusão à marca do Centro de Artes, Design e Moda da Udesc (Ceart). As porta-vozes ainda disseram que houve uma “infeliz coincidência” não percebida anteriormente pelos envolvidos (leia posicionamento na íntegra abaixo).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Produzida pelo departamento para servidores, estudantes e terceirizados, as páginas da agenda 2023 contêm grafismos que utilizam iniciais do Ceart. As letras, no entanto, são desconstruídas e colocadas entre pequenos encaixes, ocupando toda a folha e formando ícones diferentes.
A página com o símbolo associado a suástica nazista é dedicado à letra “E” (veja na foto acima).
“Inicialmente, queria acreditar que foi uma ideia infeliz, mas a gente como designer sabe que nada pode parecer com uma suástica ou um órgão genital. Desde o início, a gente sabe disso. Como que um objeto institucional faz isso e encaixa um “E” desta forma?”, questionou uma aluna que não quis se identificar.
Daiane Dordete, diretora do Ceart; Anelise Zimmermann, à frente da comunicação da biblioteca da Udesc; e Heloíse Guesser, responsável pela comunicação do Ceart foram ouvidas. As três lamentaram o fato e negaram a intenção em produzir material de apelo nazista ou mesmo que o grupo tivesse sido avisado anteriormente sobre a possível associação.
“Ficamos muito frustradas. Eu mesmo fico pensando tantas vezes: ‘Como é que eu não vi isso?’. Eu fico tentando recapitular tudo o que aconteceu. A gente trabalhou nesse projeto no ano passado. Começamos em agosto e terminamos por outubro, quando foi feita a finalização”, disse Zimmermann.
A diretora do Ceart afirmou que a associação da agenda à suásticas ganhou força em um contexto de disseminação de notícias falsas.
“Essas descontextualizações e disseminações de informações distorcidas nos magoam profundamente, é como tirar um ponto de algum lugar sem contexto. E infelizmente é esse tipo de comportamento altamente nocivo que viemos acompanhando em muitos estudantes. É o segundo contexto que a gente vivencia esse ano”, afirmou Dordete.
O que diz a Udesc
“O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que a Agenda Permanente Ceart, produzida para os servidores, estudantes e terceirizados, foi recolhida dos pontos de distribuição para a retirada de uma página cujo grafismo está gerando uma associação controversa.
Entre os elementos do projeto gráfico está a utilização das letras que compõem a marca CEART, formando diversas padronagens. Por uma infelicidade, uma destas padronagens levou a uma associação que não corresponde à realidade do projeto, e que não havia sido percebida durante o desenvolvimento do material. Sensível a esta questão, e reafirmando seu compromisso com a cultura de paz e a não-violência, a Udesc Ceart optou por recolher as agendas para a correção deste problema.
As agendas estarão disponíveis novamente para retirada a partir do dia 15 de maio nos departamentos (para estudantes de graduação e professores), secretarias de pós-graduação (estudantes de pós-graduação) e Direção Geral (técnicos e terceirizados). Aqueles que já retiraram o material podem substituí-lo na sala da Direção Geral.
Conforme página introdutória da agenda, a Udesc Ceart reafirma seu desejo de “formar pessoas capazes de contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil, de forma crítica e construtiva. Profissionais comprometidos e comprometidas com as necessidades sociais, que atuem com respeito a toda e qualquer diversidade, seja de raça, credo, classe social, gênero ou orientação sexual, colaborando para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”.
A Direção Geral coloca-se à disposição para mais informações e também para conversar pessoalmente com todas e todos que desejarem.”
VÍDEOS: mais assistidos ao g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.