Com premiê da Austrália, Lula diz querer aproximar países

com-premie-da-australia,-lula-diz-querer-aproximar-paises

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta 6ª feira (19.mai.2023) com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. O chefe do Executivo está em Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7 durante o final de semana.

Em seu perfil no Twitter, Lula disse que a reunião bilateral serviu para discutir assuntos como a ampliação das relações entre os 2 países e a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada de julho a agosto na Austrália e na Nova Zelândia.

Recebi o convite para visitar a Austrália. Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países”, escreveu o presidente, destacando que os países não haviam celebrado encontros bilaterais desde 2018.

Foi maravilhoso conhecer o presidente Lula pela 1ª vez hoje. E dar os parabéns pessoalmente pela presidência brasileira do G20 em 2024”, escreveu Albanese no Twitter.

Formulário de cadastro

ENCONTROS BILATERAIS

Lula chegou ao Japão na 5ª feira (18.mai.2023). Além do encontro com o premiê australiano, o presidente terá pelo menos outras 6 reuniões.

Leia a lista de encontros previstos:

  • primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida;
  • presidente da Indonésia, Joko Widodo;
  • presidente da França, Emmanuel Macron;
  • primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz;
  • primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh;
  • secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres.

As reuniões bilaterais são negociadas e confirmadas conforme as agendas dos chefes de Estado e governo. O Poder360 apurou que ao menos mais 1 encontro deve ser realizado: com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Na cúpula do G7, Lula participará de 3 sessões de debate. Duas serão realizadas no período da tarde no sábado (20.mai) e uma, na manhã de domingo (21.mai), no horário local de Hiroshima. Também no domingo, o presidente visitará o Parque Memorial da Paz de Hiroshima para prestar homenagem às vítimas do ataque nuclear na cidade durante a 2ª Guerra Mundial.

Nos encontros durante a cúpula, os líderes discutirão temas como a guerra na Ucrânia, a dinâmica inflacionária nas principais economias do mundo, maneiras de enfrentar as vulnerabilidades dos países de baixa e média renda por conta da crise da dívida e formas de acelerar ações voltadas à mudança do clima e à transição energética.

Leia a agenda de compromissos de Lula no Japão:

Com a ida ao Japão, Lula terá visitado 9 países desde o início do governo. Antes, foi à ArgentinaUruguaiEUAChinaEmirados ÁrabesPortugalEspanha e Reino Unido.

Além da ida ao G7, o presidente deve participar dos encontros do Mercosul, Brics, G20, ONU e Conferência do Clima nos próximos meses. O petista já passou 19 dias fora do país desde 1º de janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.