Os cenários da Independência do Brasil na Bahia: Globo Repórter passeia pelas cidades que foram palco das batalhas pela libertação; assista à íntegra

Programa destacou as belezas e as tradições das cidades onde ocorreram as batalhas contra os representantes da coroa portuguesa. Edição de 30/06/2023
Às vésperas da comemoração pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Globo Repórter desta sexta-feira (30) embarcou para as cidades que foram palco das batalhas contra os colonizadores portugueses pela libertação. O dia 2 de julho marca a chamada Independência do Brasil na Bahia, que completa 200 anos.
O programa exaltou o orgulho do povo baiano, que foi resistência e expulsou os últimos colonizadores. E é em meio a paisagens deslumbrantes que a reportagem contou essa história – num cenário de beleza natural preservada e águas cristalinas, como a Baía do Iguape, área de proteção ambiental onde vivem mais de cem golfinhos. A maré baixa revelou lugares paradisíacos que serviram de defesa natural contra os invasores portugueses.
A reportagem destacou também as heroínas que entraram na luta e ajudaram a escrever as primeiras páginas do Brasil como nação, além dos sabores e as cores do Recôncavo Baiano. Teve também a fazenda de cacau que preserva características dos tempos de engenhos de açúcar e as festas e a poesia de Santo Amaro da Purificação, cidade berço do samba de roda e da família Veloso.
Confira as reportagens do programa:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.