Como manter as crianças ativas intelectualmente nas férias de julho?

O estímulo à leitura, à interpretação por meio de filmes e jogos é fundamental Maria Lúcia Defendi é coordenadora pedagógica do Raphael Di Santo
Crédito: Divulgação
Descansar e aliviar a mente são recomendações necessárias para toda e qualquer pessoa, independentemente da faixa etária. É muito importante conseguir equilibrar as atividades do dia a dia, para que elas se tornem prazerosas e não obrigatórias. Quando chegam as férias, a rotina da família é alterada e as crianças aproveitam para desligar das atividades escolares, focando na diversão. É um processo importante e necessário, mas precisa ser feito com muita cautela, para não prejudicar o semestre que chega.
As férias de julho vêm com o objetivo de dar aquele respiro para as crianças antes de absorverem ainda mais ensinamentos. A questão é que o aprendizado é constante e não tem fim. Mesmo quando não estão em aula, as crianças estão processando informações. Sendo assim, estimular o aprendizado nas férias é uma forma de manter as crianças intelectualmente ativas e preparadas para o segundo semestre letivo. Para Maria Lúcia Defendi, coordenadora pedagógica do Colégio Raphael Di Santo Garcia, as férias de julho são muito importantes para estimular o raciocínio lógico das crianças e aguçar a curiosidade dos pequenos.
“Como é um período mais curto de descanso, é importante que eles se mantenham ativos intelectualmente, porque o ano não acabou, é só um respiro para seguirmos”, explica a coordenadora.
O estímulo ao intelecto pode ser feito de forma sutil e muito lúdica. Se as férias representam diversão e brincadeiras, o ideal é manter as crianças ocupadas com atividades que possam incentivar o senso crítico, o questionamento e o raciocínio lógico.
“A leitura nas férias é fundamental para estimular a interpretação de texto, a fluência na leitura em voz alta. Os livros podem ser escolhidos por eles, não precisam ser impostos. Tudo pode ser leve”, alerta Maria Lúcia Defendi.
As atividades em grupo também são importantes para manter o hábito de socialização entre as crianças. Uma sessão de cinema em casa, com pipoca, docinhos e muitos amigos, representa um momento de lazer, diversão e de aprendizado ao discutirem sobre o filme.
“O que o filme trouxe de lição? Essa pergunta é fundamental e precisa ser feita para as crianças. Isso é estimular a interpretação”, reforça a coordenadora, que também sugere o estímulo aos jogos de cartas ou tabuleiros, por despertarem nas crianças o raciocínio lógico.
As experiências são fundamentais para que os alunos aumentem a bagagem de conhecimento. Um passeio, uma viagem, um livro, um filme, um jogo…tudo isso é importante para a formação do senso crítico das crianças e ajuda a manter a mente ativa. Por mais simples que seja a atividade, o importante é estimular os pequenos a refletirem sobre o que foi feito e a externarem a percepção, seja por meio de um desenho, de um texto ou da maneira como eles se expressam contando a experiência que tiveram.
“É sempre importante lembrar que o estímulo só é completo quando as crianças revelam o que aprenderam. Por isso, os responsáveis precisam estar atentos a isso, até para garantir uma volta às aulas cheia de novidades”, explica a coordenadora.
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