Humorista Pilha perde a mão esquerda em acidente com foguete em SC

O humorista Elvino Da Nhaia, mais conhecido como “Pilha“, sofreu um grave acidente na noite de sexta-feira (7) ao soltar um foguete que explodiu em sua mão esquerda.  Ele foi socorrido e levado para o Hospital Frei Bruno, em Xaxim/SC, e depois encaminhado para o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê/SC, onde teve que amputar a mão.

Humorista Pilha tem 45 anos e segue internado – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Em um áudio enviado a um amigo, o humorista confirmou o ocorrido e disse que estava bem, apesar da situação. “Fui largar um foguete e estourou na minha mão, perdi a mão direita, bicho feio cara, coisa triste. Mas está tudo certo, estou no médico fazendo os procedimentos aqui, vou fazer uma operação de novo, mas vamos lá, vamos continuar, não tem o que fazer, não”, relatou.

A cantora Classy Reginatto, da Banda MercoSul e amiga de “Pilha”, também falou sobre o acidente nos stories do Instagram e contou que ele passou por cirurgia e está se recuperando. “Agora a pouco consegui falar com ele, que não está nada bem, está arrasado”, comentou. O estado de saúde dele é estável.

Ela disse que o amigo deve ficar internado por cerca de uma semana e que vai visitá-lo na segunda-feira. “Ele vai ficar uns seis dias no hospital e segunda-feira vou lá ver como ele está”, afirmou. “Vou dar toda a força do mundo para o meu amigo para que ele fique bem”, completou.

Quem é Pilha?

Elvio Da Nhaia, mais conhecido como Pilha, é um humorista de 45 anos que nasceu em Concórdia, uma cidade no Oeste de Santa Catarina. Ele faz vídeos engraçados e criativos para as redes sociais, usando frases como “pode abandoná” e “tá contente agora?”.

Pilha era caminhoneiro e começou a gravar áudios para divertir seus amigos e colegas de trabalho. Ele não imaginava que seus áudios virariam um sucesso na internet. Em 2015, ele decidiu deixar o caminhão de lado e se dedicar à comédia.

O comediante Pilha diz que seu objetivo é fazer as pessoas rirem e se sentirem bem. No Instagram, ele tem 112 mil seguidores que acompanham suas piadas e histórias.

Acidentes com fogos de artifício: um problema grave no Brasil

Os fogos de artifício são usados em diversas ocasiões festivas, como Natal, Ano Novo, Copa do Mundo e festas juninas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses artefatos podem causar graves acidentes, como queimaduras, lacerações, cortes e até amputações de membros.

Segundo dados da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) enviados ao Ministério da Saúde, o Brasil teve mais de 260 internações devido a acidentes com fogos de artifício em 2022.

Em 2019, antes da pandemia, foram registrados 490 casos de internações com esse motivo. Em 2020 e 2021, mesmo com as restrições impostas pela Covid-19, as hospitalizações foram de 347 e 339, respectivamente.

Fogos de artificio – Foto: Pixabay/ND

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Samuel Ribak, alerta que, além de queimaduras, esses objetos podem causar lesões com lacerações, cortes e até amputações de membros. “Os fogos são lindos para os olhos, mas um perigo enorme para as mãos”, afirma.

O especialista explica que as mãos e punhos têm estruturas complexas, de grande importância no corpo. “Por isso, uma lesão, trauma ou amputação traz sérias consequências para a vida das pessoas. Ela pode, por exemplo, ter que se afastar do trabalho, gerando um impacto econômico para família, e/ou ter grande dificuldade em realizar simples tarefas do dia a dia, em função de sequelas permanentes”.

Cuidados

O presidente da SBCM recomenda que os fogos de artifício sejam acionados com o uso de suportes, algum objeto prolongável entre a mão e o objeto, mas nunca segurados diretamente nas mãos.

Atenção deve ser redobrada com as crianças, pois a curiosidade dos pequenos e o fascínio que o colorido dos fogos exerce sobre eles faz com que queiram estar próximos no momento do lançamento dos objetos.

“As crianças devem ser mantidas afastadas do local e os pais ou responsáveis precisam ficar atentos sobre onde estão e de que forma estão se divertindo, para evitar acidentes”, diz Ribak.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.