Saiba quem é João Fonseca, 1º tenista brasileiro a conquistar o Next Gen ATP Finals

O tenista João Fonseca, de 18 anos, fez história ao conquistar de forma inédita o torneio mundial sub-20 Next Gen ATP Finals, no domingo (22), em Jedá, na Arábia Saudita. O carioca se tornou o primeiro brasileiro e sul-americano a ser campeão da competição, além de se consolidar na lista dos 145 melhores tenistas do mundo.

João abriu mão de bolsa na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, para se tornar atleta profissional – Foto: João Fonseca/@joaoffonseca/Instagram

Criado em 2017, o Next Gen ATP Finals é um torneio mundial que reúne os oito maiores tenistas sub-20 do circuito mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

João foi o primeiro brasileiro a integrar a competição e ser campeão logo em seu ano de estreia. Com o título, ele faturou US$ 526 mil em premiação, cerca de R$ 3,2 milhões de reais na cotação atual.

Aos 18 anos e 3 meses, o carioca é o segundo campeão mais jovem do torneio, atrás apenas do italiano Jannik Sinner, número três do mundo, que tinha 18 anos e 2 meses quando venceu a competição, em 2019.

O atual melhor do mundo, Carlos Alcaraz, foi outro que conquistou o título, mas com 18 anos e 6 meses.

Quem é João Fonseca?

Além de João Fonseca, o número um do mundo, Carlos Alcaraz, e o terceiro melhor do mundo, Jannik Sinner, se consagraram como os mais jovens campeões do Next Gen ATP – Foto: João Fonseca/@joaoffonseca/Instagram

A trajetória do brasileiro na ATP é marcada por uma ascensão rápida no ranking de maiores tenistas do mundo.

No início de 2024, João ocupava a 730° colocação, e após a chegada às quartas de finais no Rio Open deste ano e no ATP 250 de Bucareste, na Romênia, e a conquista do Challenger de Lexington, a joia carioca subiu 585 posições no ranking.

Guga e João Fonseca em 2016, quando o atual campeão da Next Gen ATP tinha apenas 10 anos de idade – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Para efeito de comparação, Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), precisou de cerca de dois anos para ter uma “subida” semelhante a de João Fonseca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.