Golpe do aniversário: mais de 30 pessoas registram ocorrência em 24h no RS

De acordo com a polícia, pelo menos 100 pessoas foram vítimas do golpe no RS. Dois suspeitos foram presos na segunda-feira, e polícia ainda busca uma suspeita. No golpe, quadrilha aproveita aniversário das vítimas para roubar dados e fazer transações indevidas
Reprodução/RBS TV
Mais de 30 pessoas procuraram a Polícia Civil do RS entre segunda (10) e terça-feira (11) para registrar que foram alvos do golpe do aniversário no estado. Dois homens foram presos na segunda pelo crime em Porto Alegre, e mais uma suspeita é procurada pela polícia.
De acordo com a polícia, pelo menos 100 pessoas foram lesadas pelo golpe do aniversário no RS. As autoridades de segurança alertam para que as pessoas não forneçam dados pessoais e senhas a terceiros. Veja abaixo como se precaver do golpe.
O golpe é praticado por criminosos que entram em contato com vítimas no dia do aniversário delas. Eles afirmam representar uma loja e dizem que vão enviar um presente à casa da vítima, mas que um pagamento de pequeno valor precisa ser feito a um motoboy pela entrega.
Um motociclista vai então até a casa da vítima, entrega o suposto presente e pede o pagamento em uma máquina de cartão. A máquina, de acordo com a polícia, já é preparada para roubar os dados dos cartões inseridos. Além disso, o motoboy ainda tira uma foto do código de segurança do cartão das vítimas. Com isso, os golpistas conseguem usar os dados roubados para fazer compras.
“Buscamos identificar ainda como eles obtinham esses dados das vítimas (como a data de aniversário). Também vamos atrás do rastro do dinheiro, porque todo o golpe se dava de modo virtual e certamente o dinheiro ia para uma conta bancária”, explica o delegado Juliano Ferreira, responsável pela investigação.
Como se precaver
De acordo com o delegado responsável pela investigação, não é comum que lojas cobrem pela entrega de presentes. Ela recomenda ainda, para evitar cair em qualquer golpe, atenção na hora de fazer qualquer pagamento.
“Tenham cuidado na hora de colocar a senha na máquina. Procurem observar se o suposto entregador está observando a colocação da senha. Também busque sempre confirmar com a loja ou instituição se realmente existe aquele presente”, recomenda.
Mais de 100 pessoas já foram vítimas do ‘golpe do aniversário’ no RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.