Parlamento da Turquia votará adesão da Suécia à Otan após recesso, diz Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira (12) que encaminhará um projeto de lei para ratificar o acesso da Suécia à Otan ao parlamento quando ele reabrir no outono.

Falando em uma coletiva de imprensa após a cúpula da Otan em Vilnius, Erdogan disse que a Suécia fornecerá um roteiro para a Turquia em relação às medidas que tomará contra o terrorismo antes da ratificação.

Erdogan também disse que a Suécia apoiará a atualização do acordo alfandegário da Turquia com a União Europeia, bem como viagens sem visto.

Pedido truncado

A Suécia, país tradicionalmente neutro, solicitou a sua adesão à Otan no ano passado, após a Rússia invadir a Ucrânia. Na mesma época, a Finlândia pediu para entrar na aliança militar, no que foi rapidamente atendida. A demanda sueca, no entanto, esbarra na resistência da Turquia, que exige várias contrapartidas, entre elas a deportação de curdos que vivem no país nórdico e que são considerados terroristas por Ancara.

Outro tema que margeia o apoio à candidatura da Suécia está na potencial venda de caças F-16 pelos Estados Unidos para a Turquia.

(Publicado por Fábio Mendes, com informações da Reuters)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamento da Turquia votará adesão da Suécia à Otan após recesso, diz Erdogan no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.