3 passos para acalmar uma pessoa irritada, segundo especialista em comportamento

A maneira como reagimos a uma pessoa irritada pode definir o rumo de uma situação, seja ampliando o conflito ou favorecendo a resolução pacífica. Saiba como acalmar uma pessoa irritada e evite que as emoções descontroladas guiem a conversa.

Saiba o que fazer para acalmar uma pessoa irritada

Saiba o que fazer para acalmar uma pessoa irritada – Foto: David Garrison/ND

Douglas E. Noll, advogado e especialista em resolução de conflitos, desenvolveu e aplicou métodos eficazes para acalmar uma pessoa irritada durante anos. Em seu livro “Desescalar: Como acalmar uma pessoa irritada em menos de 90 segundos”, ele afirma que existem três passos essenciais para dissipar tensões.

Pessoa gritando com muita raiva

Existem três passos para acalmar uma pessoa irritada – Foto: Canva/ND

Segundo o especialista, durante um episódio de raiva, os circuitos emocionais do cérebro dominam as funções executivas, ou seja, a capacidade racional de tomar decisões e controlar comportamentos.

Os três passos para acalmar uma pessoa irritada:

  • Ignore as palavras e concentre-se nas emoções: não reagir ao que a pessoa diz, mas focar nas emoções subjacentes. Isso é baseado em pesquisas que mostram que o comportamento é guiado por respostas emocionais inconscientes;
  • Identifique e rotule emoções: reconhecer sentimentos como raiva, medo ou frustração e verbalizar esses sentimentos com frases como “parece que você está chateado”, mostrando compreensão e empatia;
  • Use linguagem de segunda pessoa: validar as emoções da pessoa com frases que reflitam seu estado emocional, ajudando a gerar conexão emocional e diminuir o conflito.
Pessoa gritando com muita raiva

É preciso ter controle emocional para lidar com essas situações de alta tensão – Foto: Canva/ND

Noll acredita que a resolução de problemas emocionais, como a raiva, exige uma resposta emocional apropriada. Com empatia e compreensão, o especialista sugere que sua técnica pode ser usada para evitar situações de alta tensão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.