VÍDEO: reflexos de ciclone extratropical causam ventania no Litoral Norte de São Paulo

Imagens mostram ‘nuvem de areia’ em praia do centro de Caraguatatuba; em São Sebastião, uma árvore caiu em cima de uma casa. Ciclone extratropical causa ventania em Caraguatatuba
Os reflexos de um ciclone extratropical provocaram ventania nesta quinta-feira (13) em cidades do Litoral Norte de São Paulo. Apesar da força do vento, não foram registradas ocorrências graves até o início da manhã desta quinta.
Imagens registradas em Caraguatatuba (SP) mostram a força das rajadas de vento na orla na região central.
O vídeo, gravado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, mostra uma ‘nuvem de areia’ que invadiu a avenida devido à força dos ventos. Ainda nas imagens, é possível ver também sacolas nas lixeiras sendo levantadas pela ventania, além das árvores balançando.
Não há registros de ocorrências na cidade.
Árvore cai sobre casa em Juqueí, na Costa Sul de São Sebastião
Defesa Civil/Divulgação
Além de Caraguatatuba, a ventania também atingiu outras cidades do litoral norte — uma delas é São Sebastião, que registrou, na madrugada desta quinta, a queda de uma árvore.
Segundo a Defesa Civil, uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa em Juquehy. Apesar da ocorrência, ninguém ficou ferido. O caso foi registrado por volta das 03h20. Logo no início da manhã, a Defesa Civil esteve no local para retirada da árvore.
A travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela seguia em operação até às 8h50. O serviço operava com capacidade reduzida devido a maré e fortes ventos. Por segurança, a travessia opera com limite de ventos de 46 km/h.
Inmet coloca Vale e Litoral em alerta para vendaval
Reprodução
Alerta
Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em situação de ‘perigo potencial de vendaval’. O alerta é válido até 12h.
Na quarta-feira (12), a Defesa Civil e a Marinha também emitiram alerta para reflexos da passagem de um ciclo extratropical e de uma frente fria nas cidades da região. A Marinha afirmou que os ventos nas cidades litorâneas pode atingir até 100 km/h.
A Marinha afirma que não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas, evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.