Chuva intensa de até 90 milímetros: alerta da Defesa Civil estadual inclui Juiz de Fora, Barbacena, Ubá e toda região


Previsão é de grandes acumulados até, pelo menos, segunda-feira (30) em toda Zona da Mata e Vertentes. Bombeiros e Defesa Civil de Juiz de Fora estão em Sala de Situação. Previsão é de chuvas intensas em Juiz de Fora até, pelo menos, segunda-feira
Fellype Alberto/G1
Cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, como Juiz de Fora, Barbacena, Ubá e Cataguases, estão entre as três áreas de atenção de Minas Gerais, que devem ter instabilidade e muita chuva nos próximos dias.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O alerta da Defesa Civil estadual prevê chuvas fortes também para o Sul de Minas e estima volume de precipitações que pode ultrapassar 90 milímetros em 24 horas.
A previsão de grande concentração pluviométrica se estende para o sábado e domingo, ao menos, para a segunda-feira (30).
VÍDEOS: Ruas do Centro ficam alagadas após temporal de 15 minutos em Juiz de Fora, e homem ‘surfa’ na Santo Antônio
Corpo de mulher desaparecida após carro ser arrastado por enxurrada em Coronel Pacheco é encontrado; vítima faria aniversário no Natal
O Inmet também prevê condições favoráveis a rajadas de vento de até 60km/h em áreas isoladas. Já as temperaturas devem girar entre 18 e 23 graus.
O cenário de instabilidade é resultado da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste, responsável por manter o tempo instável e gerando estes acumulados consideráveis de chuva.
👩‍🚒Sala de Situação implantada em Juiz de Fora
A Defesa Civil de Juiz de Fora também está em alerta e implantou a Sala de Situação Integrada, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa permite que as ocorrências sejam analisadas em conjunto e que o deslocamento das equipes seja feito de forma estratégica.
As equipes acompanharão, da sala de situação da PJF, o sistema de videomonitoramento e as ocorrências registradas nas centrais de atendimento.
A população deve ficar atenta a algumas situações, como:
ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos
sons de rachaduras no solo ou movimentos de terra
áreas com histórico de alagamento e próximas a córregos, canais e rios, que devem ser evitadas neste período
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.