Regiões do Brasil entram em estado de alerta para chuvas intensas, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes, válido entre este sábado (28) e domingo (29), às 10h, impactando diversas áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.

A situação meteorológica, classificada como de perigo, exige atenção redobrada da população devido aos riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As áreas afetadas incluem no Centro-Oeste, regiões do Mato Grosso e Goiás ; e no Sudeste, municípios de São Paulo  e Minas Gerais.

De acordo com o INMET, o alerta laranja indica uma situação meteorológica perigosa, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. A população deve manter-se vigilante, acompanhar as informações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades.

 

A emissão do alerta ocorre em um contexto de precipitação acima da média, como verificado em São Paulo, onde as chuvas já ultrapassaram em 11,5% o esperado para o mês de dezembro.

A Defesa Civil paulista também emitiu alerta meteorológico para os próximos dias, com foco na faixa leste do estado, incluindo Campinas, Piracicaba e Vale do Paraíba.

O capitão Roberto Farina, da Defesa Civil de São Paulo, explicou à CNN que o fenômeno climático está associado à zona de convergência do Atlântico Sul. Ele também destacou o deslizamento de terra em Taubaté, onde três pessoas morreram, ressaltando que o solo já estava saturado pela chuva.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Regiões do Brasil entram em estado de alerta para chuvas intensas, diz Inmet no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.