Caminhadas e missa marcam abertura do Jubileu da Esperança em Natal


Programação também marca os 115 anos da Diocese de Natal. Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga)
Alex Regis/PMN/Secom
Neste domingo (29), a Arquidiocese de Natal vivencia a abertura do Jubileu Peregrinos da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. A programação conta com quatros caminhadas, que acontecem simultaneamente, na região central da capital, e uma missa, na Catedral Metropolitana.
A concentração para as caminhadas, que contarão com representantes das 120 paróquias da Arquidiocese, ocorrerá às 8 horas da manhã, nas seguintes Igrejas:
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, reunindo representantes das paróquias do Vicariato Santo Ambrósio Francisco Ferro;
Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, reunindo representantes das paróquias que estão nos Vicariatos São João Paulo II e São João XXIII;
Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, que reunirá as paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Apresentação;
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Alecrim, que reunirá as paróquias dos Vicariatos Santo André de Soveral e São Mateus Moreira.
Às 8h30, na antiga Catedral, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, fará o rito de abertura do Jubileu, seguindo o roteiro preparado pela comissão jubilar, da Santa Sé. Nas demais Igrejas, o rito será conduzido pelos vigários episcopais.
Após o rito, os fiéis seguirão em caminhada até a Catedral Metropolitana, onde haverá a celebração eucarística, presidida por Dom João Cardoso. Na oportunidade, também serão celebrados os 115 anos de criação da Diocese de Natal e os 15 anos da Paróquia da Catedral.
Jubileu da Esperança
O Jubileu recordará os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, as atividades tiveram início, em Roma, na última terça-feira, dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro e, nos dias seguintes, nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. Neste Jubileu, o Papa Francisco também abriu uma Porta Santa, numa penitenciária de Roma.
Nas demais dioceses do mundo, o Santo Padre determinou, na bula de convocação, intitulada “Spes non confundit”, que significa “A esperança não engana” (Rm 5,5), que a abertura aconteça no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família. O que diferencia este Jubileu dos anteriores é a peregrinação, como o próprio tema.
O Jubileu da Esperança vai ser realizado durante todo o ano de 2025, em todas as igrejas do mundo, com várias atividades. O calendário com a programação arquidiocesana está disponível no site da Arquidiocese de Natal.
Serviço
Abertura do Jubileu da Esperança, em nível arquidiocesano, e comemoração dos 115 anos da Diocese de Natal
DATA: 29 de dezembro de 2024
LOCAL E HORÁRIO: A partir das 8 horas, com caminhadas no centro de Natal, concluindo com a celebração da missa, na Catedral Metropolitana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.