Rede elétrica de Porto Rico entra em colapso e deixa ilha no escuro

Porto Rico acordou na escuridão nesta terça-feira (31) de manhã após uma falha na rede elétrica deixar quase toda a ilha sem eletricidade.

Cerca de 90% dos clientes estavam sem energia às 9h30 (horário local), segundo o portal em tempo real da empresa de distribuição de energia Luma Energy.

Provavelmente levará de 24 a 48 horas para religar as luzes, “se as condições permitirem”, declarou a Luma em um comunicado.

“Enquanto a causa da queda está sob investigação, descobertas preliminares apontam para uma falha em uma linha subterrânea”, acrescentou.

Ivan Baez, porta-voz da geradora de energia Genera, chamou a falha da rede de um “incidente importante” em uma entrevista de rádio local.

Segundo Baez, a linha que supostamente falhou era operada pela Luma e derrubou usinas pertencentes à geradora, bem como geradores privados.

O site da Genera mostrou duas usinas reiniciando às 9h30 no território dos Estados Unidos.

Porto Rico há muito tempo lida com quedas de energia crônicas enquanto sua infraestrutura desmorona. Foi duramente atingido pelo furacão Maria, uma tempestade de categoria 4, em 2017.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rede elétrica de Porto Rico entra em colapso e deixa ilha no escuro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.