À CNN, Erdogan defende laços com Putin

a-cnn,-erdogan-defende-lacos-com-putin

A Turquia tem um relacionamento “especial” e crescente com o presidente russo, Vladimir Putin, apesar da crescente pressão sobre Ancara para ajudar a reforçar as sanções ocidentais contra Moscou, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em entrevista exclusiva à CNN antes do segundo turno das eleições presidenciais da próxima semana.

“Não estamos em um ponto em que imporíamos sanções à Rússia como o Ocidente fez. Não estamos sujeitos às sanções do Ocidente”, disse Erdogan a Becky Anderson, da CNN. “Somos um Estado forte e temos uma relação positiva com a Rússia.”

Erdogan é o aparente favorito na corrida presidencial turca, que segue para um segundo turno em 28 de maio. Ele e seu principal rival, Kemal Kilicdaroglu, divergiram em uma série de questões de política externa, incluindo a diplomacia com o Ocidente e a Rússia.

Kilicdaroglu prometeu reparar anos de tensa diplomacia com o Ocidente. Ele também disse que não tentaria imitar o relacionamento orientado pela personalidade de Erdogan com Putin e, em vez disso, recalibrar o relacionamento de Ancara com Moscou para ser “orientado pelo Estado”.

Mas nos dias que antecederam o primeiro turno da corrida presidencial em 14 de maio, Kilicdaroglu endureceu seu tom sobre o Kremlin, acusando-o de se intrometer nas eleições da Turquia e ameaçar romper o relacionamento entre os dois países.

“Queridos amigos russos, vocês estão por trás das montagens, conspirações, conteúdo falso profundo e fitas que foram expostas neste país ontem”, disse ele no Twitter.

“Se você deseja a continuação de nossa amizade depois de 15 de maio, tire as mãos do Estado turco”, disse Kilicdaroglu.

Por outro lado, Erdogan dobrou seu relacionamento com Putin – e ele acha que o Ocidente deveria seguir o exemplo. “O Ocidente não está adotando uma abordagem muito equilibrada”, disse ele à CNN. “Você precisa de uma abordagem equilibrada em relação a um país como a Rússia, o que teria sido uma abordagem muito mais afortunada.”

Ele acusou seu rival de tentar “separar” a Turquia da Rússia.

Desde que a Rússia lançou sua invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, o homem forte turco emergiu como um importante corretor de poder, adotando um ato de equilíbrio crucial entre os dois lados, amplamente conhecido como “neutralidade pró-ucraniana”.

Ele ajudou a intermediar um acordo importante conhecido como Iniciativa do Corredor de Grãos do Mar Negro, que desbloqueou milhões de toneladas de trigo apanhadas na invasão russa da Ucrânia, evitando uma crise global de fome. O acordo foi prorrogado por mais dois meses na quarta-feira, um dia antes de expirar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em À CNN, Erdogan defende laços com Putin no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.