Florianópolis abre 2025 com 35% dos pontos de praias impróprios para banho; confira onde

O primeiro relatório de balneabilidade de 2025, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), trouxe más notícias para Florianópolis e Santa Catarina. Tanto a capital quanto o estado tiveram aumento no número de pontos de praias impróprios para banho. Florianópolis apresentou 56 pontos próprios para banho entre os 87 que tiveram a água analisada, 64,4% do total.

Florianópolis abre 2025 com 35,6% de seus pontos de praia analisados considerados impróprios para banho - Foto: Cristiano Estrela/IMA/ND

Florianópolis abre 2025 com 35,6% de seus pontos de praia analisados considerados impróprios para banho – Foto: Cristiano Estrela/IMA/ND

No último relatório de 2024 eram 62 pontos aprovados (71%). Com relação à última semana no ano passado, a capital catarinense teve nove pontos que passaram de próprios para impróprios, além de três pontos que passaram de impróprios para próprios.

Onde ficam os pontos de praias impróprios

Dos novos pontos de praias impróprios para banho, seis estão no Norte da Ilha, dois no Sul e um no Centro – a avenida Beira-Mar Norte. Outros três pontos passaram de impróprios para próprios: um no Norte e dois na Lagoa da Conceição. Na Grande Florianópolis, a novidade positiva está em Palhoça, que passou de cinco para seis pontos aprovados na análise.

O trecho da praia de Fora em frente à rua do Girassol passou de impróprio para próprio. A cidade tem sete pontos analisados semanalmente. Governador Celso Ramos, por outro lado, teve mais dois pontos reprovados com relação à semana passada e agora apresentou dez dos 16 locais analisados como impróprios para banho.

As praias de Palmas e de Canto dos Ganchos foram reprovadas. Biguaçu permanece com seu único ponto analisado – a praia de São Miguel, em frente ao aqueduto – classificado como próprio para banho. A situação em São José também ficou inalterada: a praia de Guararema continua imprópria.

Relatório de balneabilidade aponta que dos 87 pontos de praias analisados, 31 estão impróprios para banho em Florianópolis - Foto: Gil Jesus/Arte/ND

Relatório de balneabilidade aponta que dos 87 pontos de praias analisados, 31 estão impróprios para banho em Florianópolis – Foto: Gil Jesus/Arte/ND

Pontos de praias impróprios para banho também aumentaram em Santa Catarina

No total do estado, onde são analisados 238 locais, o número de pontos considerados próprios caiu de 170 (71%) para 151 (63,5%). Com relação ao relatório anterior, 28 pontos antes aprovados agora estavam impróprios, e nove fizeram o caminho contrário: saíram da condição de reprovados para próprios.

Balneário Camboriú, onde 15 locais são analisados, passou de 12 pontos aprovados para dez. Os dois reprovados neste relatório ficam na praia Central. Itajaí permanece com quatro dos cinco pontos considerados próprios para banho. O único reprovado fica na praia Brava.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.