Geração Beta, Z ou Millenial? Descubra as características de cada geração

O ano de 2025 marca uma transição no ciclo demográfico: o início da chamada geração Beta, que se estenderá até 2039. Os mais novos se juntarão aos Millenials, Geração Z, Y e outras nomenclaturas. Mas, afinal, o que quer dizer cada uma delas? Tem alguma diferença prática?

O conceito de gerações abrange fatores culturais, econômicos e tecnológicos que influenciam os hábitos e valores de cada grupo. Por isso, entender as características de cada uma ajuda a contextualizar o impacto dessas mudanças e a compreender como elas moldaram os indivíduos ao longo do tempo.

Basicamente, cada uma das gerações possui comportamentos e valores próprios. Nos últimos anos, cada novo grupo veio ao mundo em um ambiente mais conectado e digital que o anterior. Esse fator, inclusive, tem um impacto muito significativo na definição de cada geração.

No caso da Beta, por exemplo, a geração terá uma vivência maior com a Inteligência Artificial, enquanto a geração Z tem um perfil de interação mais voltado às redes sociais.

BABY BOOMERS – 1947-1963

Contexto histórico: Pós-Segunda Guerra Características: Buscam por estabilidade no trabalho e na vida pessoal. Se sentem desafiados pelas mudanças constantes na tecnologia. Tecnologia: Adotaram tecnologia mais tarde e tendem a se informar por veículos mais tradicionais, como a TV.

GERAÇÃO X – 1964-1983

Contexto histórico: Guerra Fria e consolidação da Era Digital Características: Procuram por independência e mais equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, sendo mais apegados à profissão do que ao emprego em si. Se adaptam bem às mudanças e aceitam o empreendedorismo como carreira. Tecnologia: Vivenciaram os primeiros videogames, tocadores de músicas e computadores pessoais

MILLENNIALS – 1984-1994

Contexto histórico: Expansão da internet e globalização Características: Início da familiarização com a tecnologia e busca por experiências que ofereçam significados pessoais. Valorizam flexibilidade, curiosidade e inovação no trabalho. Também gostam de empreendedorismo. Focam no alinhamento de valores pessoais e profissionais como um propósito. Tecnologia: Nasceram em um ambiente com mais aparelhos eletrônicos e recursos, como computadores, celulares e popularização da TV a cabo.

GERAÇÃO Z – 1995-2009

  • Contexto histórico: Aumento da tecnologia e uso de redes sociais
  • Características: Nativos digitais que cresceram com acesso à internet e mídias digitais. Usa as redes sociais para se expressar sobre assuntos como política e cultura. Defende trabalhos flexíveis e híbridos e nem sempre busca por estabilidade em um único emprego. Prefere trabalhar por projetos, de acordo com seus valores. Também levanta bandeiras sobre saúde mental, diversidade e autenticidade.
  • Tecnologia: Viram a popularização dos celulares e do acesso à internet. Vivenciaram o início da transição para o uso de smartphones.

GERAÇÃO ALPHA – 2010-2024

Contexto histórico: Uso de equipamentos inteligentes e pandemia Características: Superconectados, com foco em tecnologia. Ainda não chegaram ao mercado de trabalho, mas já tiveram a experiência de atividades de forma remota por causa da pandemia. É uma geração extremamente antenada, que possui mais familiaridade com assistentes virtuais para tarefas do dia a dia. Têm maior capacidade para lidar com um fluxo grande de informações. Tecnologia: Cresceram em um ambiente com o uso de equipamentos inteligentes, como celulares, relógios e assistentes pessoais.

GERAÇÃO BETA – 2025-2039

Contexto histórico: Pós-pandemia, desafios climáticos e conflitos globais Características: Será a primeira geração a nascer depois da pandemia de Covid-19. Crescerá em um ambiente onde a inteligência artificial ganha mais espaço, ao mesmo tempo em que o mundo enfrenta desafios na questão climática. Devem viver a virada para o século 22. Tecnologia: Nasceram em um mundo de expansão da Inteligência Artificial e devem acompanhar a evolução dessa tecnologia para um nível muito avançado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.