Saruê e filhotes são resgatados de caixa de ferramentas no litoral de SP


O gambá-de-orelha-preta, conhecido como saruê, é um marsupial adaptado ao ambiente urbano, desempenha um papel importante na dispersão de sementes e no controle de carrapatos. Gambá-de-orelha-preta foi resgatado em São Vicente (SP)
Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), também conhecido como saruê, foi resgatado junto com seus filhotes dentro de uma casa em São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, os animais se esconderam em uma caixa de ferramentas na residência.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso foi atendido pela equipe da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), que recebeu o chamado no dia 5 de janeiro, enquanto realizava patrulhamento preventivo no bairro Japuí.
Segundo a prefeitura, o proprietário do imóvel informou aos guardas que os saruês haviam se aninhado dentro de uma caixa de ferramentas.
A equipe foi até o local e resgatou os animais, que, após receberem cuidados, foram soltos em uma área de mata dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí.
O parque abriga uma rica diversidade de biomas, incluindo matas de encostas, restingas, costões rochosos e praias arenosas, proporcionando um ambiente seguro para a reintegração dos animais à natureza.
Resgate
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a GCM Ambiental deve ser acionada pelo telefone 153 caso a população se depare com animais em situação de vulnerabilidade. A administração municipal não informou a quantidade de filhotes resgatados.
O que é um saruê?
Setembro – Saruê resgatado em empresa de reciclagem parece sorrir para a foto em Guarujá (SP)
Guarda Civil Ambiental de Guarujá
O saruê é um marsupial, uma classe de mamíferos que tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.
Sob forte estresse, o animal pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Apesar disso, ele não deve ser criado como animal doméstico.
O saruê é um importante agente disseminador de sementes, ajudando a recuperar ambientes degradados na natureza. Além disso, é um aliado contra a doença do carrapato. Um único indivíduo pode eliminar aproximadamente de 4 mil carrapatos por semana.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.