Enem: nota pode abrir portas de universidades na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos


A nota também é a principal porta de entrada para pelo menos 127 instituições públicas de ensino no Brasil. E o caminho para chegar até uma delas é se inscrever no Sisu. Estudantes que fizeram o Enem se preparam para disputar uma vaga no Sisu
Com o resultado do Enem nas mãos, começa a maratona dos estudantes para conseguir uma vaga no ensino superior. A nota pode abrir portas de universidades até na Europa e nos Estados Unidos.
A Maria Gontijo Nicole, de 18 anos, quer fazer odontologia e está confiante com os 960 pontos que tirou na redação do Enem. Depois da prova, agora começa outra etapa até conseguir a tão sonhada vaga.
“Vou esperar sair o resultado do Sisu para ver se eu vou para federal ou não. O objetivo é tentar entrar na UFMG com a nota do Sisu”, conta.
A nota do Enem é a principal porta de entrada para pelo menos 127 instituições públicas de ensino no Brasil. E o caminho para chegar até uma delas é pegar a nota do Enem e se inscrever no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. A plataforma vai abrir para inscrições na sexta-feira (17). Mas, a partir de terça-feira (14), já será possível consultar as vagas disponíveis.
No próprio site do Sisu, os participantes podem fazer simulações para saber em qual curso e em qual universidade ele poderia entrar, levando em conta, por exemplo, as notas de corte de 2024.
Como é calculada a nota do Enem 2024 e como saber se fui bem?
Dá também para usar o nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo total ou parcial pelo ProUni ou um financiamento estudantil pelo Fies. Nos dois casos, é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos de média, não ter zerado a redação e se enquadrar nos critérios de renda.
Ainda é possível se candidatar para vagas em 35 instituições de Portugal. Algumas universidades do Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido também aceitam o exame.
Enem: nota pode abrir portas de universidades na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
A partir de agora, a calma é fundamental.
“São cinco dias de Sisu a partir do dia 17 e aí, com o resultado parcial, ele consegue analisar sua oportunidade de entrar ou não naquela instituição, podendo fazer alterações ao longo desse período de inscrição”, explica Washington Lima Costa, diretor pedagógico.
A Luiza Lanza acredita que está muito perto de conquistar o sonho:
“Eu até usei para uma aplicação no exterior, para Universidade de Toronto. Então, foram muitas oportunidades a partir de um bom desempenho no Enem”, diz.
LEIA TAMBÉM
Sisu, Prouni, Fies e universidades no exterior: como usar a nota do Enem
Enem 2024: apenas 12 candidatos conseguem nota máxima e número é o menor em dez anos
Enem 2024: resultado já está disponível; site do Inep apresenta instabilidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.