Única candidata de AL com nota mil na redação do Enem 2024 tem trajetória marcada por leitura e treinos de textos


Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, é de Maceió, e sonha em cursar medicina e se especializar em psiquiatria. Apenas 12 estudantes em todo o Brasil conquistaram nota máxima na redação em 2024. Marina Vieira Almeida, de 17 anos, única alagoana a tirar nota mil na redação do Enem 2024
Arquivo pessoal
Única candidata de Alagoas com nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, contou ao g1 que a nota mil foi resultado de uma preparação que teve como bases incentivo à leitura, muito treino e apoio da família e de professores.
O resultado do Enem de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). Apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes chegaram à nota máxima, segundo o MEC.
Filha de uma psicóloga e de um policial civil, Marina concluiu o 3º ano do ensino médio em 2024, em uma escola particular de Maceió. Ela quer usar a nota do Enem para cursar medicina e sonha em ser psiquiatra.
“Meus pais sempre me incentivaram a ler e a escrever, então isso me ajudou muito a fazer redações e a gostar dessa área. Mas, venho praticando especificamente para a redação do ENEM desde o 9° ano. Fui treinando minha escrita ao longo desses anos e participei do Enem de 2022 e de 2023 como treineira. Obtive bons resultados, mas eu sempre almejei o 1000”, disse a estudante.
No último ano do ensino médio, Marina teve como estratégia focar ainda mais em praticar redação e se matricular em um cursinho com professores com experiência em redação do Enem.
“A estratégia que eu adotei foi, durante o ano, realizar redações e entregá-las para correção na isolada, a fim de analisar meus erros e buscar melhorá-los. Ao longo desse ano, busquei também absorver diversos repertórios socioculturais, ficar antenada nas regras gramaticais e analisar redações Enem nota 1000 de anos anteriores”.
A estudante afirmou que o apoio dos pais, dos professores e amigos, foi essencial na rotina de estudos, que também teve exaustão e dias difíceis.
“Foi bastante exaustivo, foi muito tempo de estudo, muito choro e muitas vezes tive vontade de desistir de tudo, pois já estava exausta, mas meus pais sempre fizeram de tudo para que eu continuasse seguindo em frente. Recebi muito apoio também dos meus amigos e dos meus professores”.
Mesmo com os anos de treino e o foco de alcançar a nota máxima, Marina disse que se surpreendeu ao descobrir a nota mil.
“A sensação foi de euforia, de alegria e de dever cumprido, porque mesmo que eu estivesse almejando o 1000, eu sabia que não seria tão simples, então fiquei bastante surpresa e feliz com o resultado, acordei minha mãe aos gritos contando a notícia e liguei para o meu pai, que estava trabalhando em outro município. Estou sem acreditar que isso está acontecendo até agora, no fim todo o sufoco valeu a pena e isso me deixa muito honrada, pois mostra que nem tudo foi em vão. Sou muito grata a Deus, aos meus pais, aos meus amigos e aos meus professores”.
Professor com dois alunos nota mil
A conquista da aluna Marina fez o professor Gabriel Victor se tornar um professor bicampeão, com dois alunos nota mil na redação do Enem. A última nota mil de Alagoas também foi de um aluno da isolada fundada pelo professor.
“A segunda nota mil na história do projeto do qual eu conduzo, chamado Redatando. Estudou tendo a honra de conduzir um trabalho responsável pelas duas últimas notas mil aqui em Alagoas”, disse o professor.
Só 12 estudantes tiram nota 1.000 na redação do Enem
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.