Davos 2025: o que é o fórum econômico mais badalado do mundo

Nos dias 20 e 24 de janeiro acontecerá o Fórum Econômico Mundial (WEF), na cidade de Davos, na Suíça. 

O evento reunirá autoridades, entre chefes de estado, representantes das principais economias do mundo, CEOs e outras lideranças da sociedade civil para discutir a situação atual da economia global e como lidar com seus desafios. 

Entre os assuntos dessa edição estão conflitos geopolíticos, estimulação do crescimento econômico e transição energética. Com o tema “Colaboração para a era inteligente”, o evento também abordará os impactos da tecnologia mundialmente. 

Apesar de autoridades brasileiras ainda não confirmarem presença neste ano, todos os outros chefes de estado que governaram o país foram a Davos. Entre seus dois primeiros mandatos, o presidente Lula foi três vezes ao fórum: em 2003, 2005 e 2007. 

O encontro anual estará aberto ao público global por meio de transmissão ao vivo nas plataformas digitais. 

História do Fórum de Davos 

O Fórum Econômico Mundial é uma fundação sem fins lucrativos, fundado em 1971 pelo economista alemão Klaus Schwab, com sede na Suíça. Atualmente, conta com as mil maiores empresas do mundo dentre os seus membros. 

O objetivo da organização é “envolver os principais líderes políticos, empresariais, culturais e outros da sociedade para moldar as agendas globais, regionais e da indústria”, segundo seu site. 

Desde 1988, passou a realizar encontros anuais, geralmente no começo do ano, na cidade de Davos, conhecida por abrigar resorts para esquiadores. O local acabou sendo fortemente associado ao evento, que é tradicionalmente chamado apenas de Davos ou Fórum de Davos. 

O tema principal que pauta os debates no encontro muda a cada ano. Já foram discutidos assuntos como Quarta Revolução Industrial, globalização e sustentabilidade. 

Em 2022, Davos retomou os encontros presenciais após precisar cancelar o evento em 2021 devido à pandemia, depois de precisar ser adiado de janeiro para maio, enquanto a Europa ainda enfrentava a variante Ômicron. 

Em 2024, o tradicional encontro recebeu líderes vindos da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte. 

Com o tema “Reconstruindo a Confiança”, o evento teve como foco conflitos capazes de impactar o mundo, como a guerra na Ucrânia e no Oriente Médio. 

O aumento da inflação e das taxas de juros, além das questões relacionadas à economia que cada vez são mais prementes ao meio ambiente e à saúde, também fizeram parte do encontro na ocasião. 

Cobertura especial

CNN Brasil e o CNN Money estão se preparando para cobrir in loco o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O analista de economia da CNN e âncora Fernando Nakagawa acompanhará de perto todo o evento, que ocorre entre os dias 20 e 24 de janeiro.

A cobertura especial será multiplataforma, com entradas ao vivo ao longo de toda a programação da TV e análises, infográficos, reportagens especiais e informações em primeira mão no portal da CNN.

Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Davos 2025: o que é o fórum econômico mais badalado do mundo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.