Senado decreta luto de três dias pela morte de Benedito de Lira

O Senado Federal decretou, nesta terça-feira (14), luto oficial de três dias em razão da morte do ex-senador e prefeito reeleito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O período será contado a partir de hoje.

“Em nome do Senado Federal, registramos os nossos sentimentos aos familiares e amigos do Senador Benedito de Lira e ao povo de Alagoas pelo seu falecimento”, escreveu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em ato de luto.

Nascido em Junqueiro, então distrito de Limoeira de Anadia, em 1º de maio de 1942, Benedito foi um dos principais líderes políticos de seu Estado.

“Biu”, como era conhecido, foi senador pelo estado de Alagoas de 2011 a 2019. Antes, ele também foi deputado estadual por três mandatos e deputado federal, igualmente por três mandatos.

Em 2020, foi eleito prefeito de Barra de São Miguel, e reeleito nas eleições do ano passado.

Benedito faleceu aos 82 anos, em Maceió (AL). Ele estava internado desde o ano passado e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 7 de janeiro. O prefeito enfrentava problemas de saúde relacionados a um câncer.

O sepultamento será realizado na quarta-feira (15), às 10h, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió. O velório deve começar ainda nesta terça-feira.

“Meu herói”, diz Arthur Lira

Através das redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lamentou a morte do pai na manhã desta terça-feira (14).

O deputado afirmou que o político “lutou até o fim”.

“Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente”, disse Lira em publicação nas redes sociais.

“Homem honrado, lutador, fez de sua vida exemplo de superação permanente. Sempre comprometido com os mais humildes, o que não faltava ao nosso Biu era disposição para salvar e melhorar a vida das pessoas. Lutou até o fim, manteve-se firme no trabalho até as últimas forças”, completou o presidente da Câmara.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado decreta luto de três dias pela morte de Benedito de Lira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.