Conselho do Corinthians define data para votação do impeachment de Augusto Melo

O Conselho Deliberativo do Corinthians vai retomar a reunião para votar o impeachment do presidente Augusto Melo na próxima segunda-feira (20/01), no Parque São Jorge. A primeira chamada da convocação será às 18h (de Brasília), enquanto a segunda está marcada para às 19h (de Brasília).

Atualmente, essas investigações estão em sua fase final, e a diretoria do clube deve ser convocada para prestar esclarecimentos nos próximos meses. Esta será a terceira tentativa de realizar a votação. A primeira data, marcada para 28 de novembro, foi adiada por questões de segurança, com o apoio de membros da torcida Gaviões da Fiel a favor de Melo. A segunda data, 2 de dezembro, também não se concretizou devido a uma liminar que impediu a votação, a qual foi posteriormente revogada em 12 de dezembro.

Caso o impeachment seja aprovado, Osmar Stabile, que ocupa o cargo de primeiro vice-presidente, assumirá a presidência e terá um prazo de até cinco dias para convocar uma Assembleia Geral, onde a votação final ocorrerá.

Votação

A votação, agora agendada para a próxima segunda-feira, aconteceria inicialmente no dia 28 de novembro de 2024. Na ocasião, pouco antes do início, Augusto Melo apresentou uma decisão liminar da Justiça, e o pleito foi adiado. Posteriormente, a liminar foi derrubada, mas os eventos de final de ano fizeram o Conselho aguardar para retomar o assunto.

O que acontece em caso de impeachment no Corinthians?

Em caso de decisão da Assembleia Geral pelo impeachment de Augusto Melo, quem assume o cargo interinamente é Osmar Stábile, 1º vice-presidente, que deverá convocar o Conselho Deliberativo para a eleição de um novo presidente até o término do atual mandato, em 2026.

“Ocorrendo a vacância do cargo do Presidente da Diretoria, os Diretores, os Diretores Adjuntos e o Secretário Geral serão considerados demissionários”, diz o Inciso 1º do Artigo 108 do Estatuto do Clube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.