Detento sobe em telhado de presídio protestando por transferência de unidade em MS

O homem ficou no local por cerca de 10 minutos e depois desceu por conta própria, sem necessidade de intervenção dos agentes penitenciários. Detento ficou cerca de 10 minutos no telhado do Instituto Penal
Um interno subiu no telhado do Instituto Penal de Campo Grande(IPCG), na manhã deste domingo (23), e causou alvoroço enquanto a fila de visitantes começava a se formar, logo no começo do dia. De acordo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), ele ficou no local por pouco tempo e depois foi isolado em cela disciplinar. Veja o vídeo acima.
A princípio, o homem teria brigado com outros internos e resolveu subir no telhado em forma de protesto, pedindo por direitos humanos, porque estava com medo de morrer. Pessoas que testemunharam a cena relataram que ele estava com sangue na cabeça.
A segurança do presídio afirmou que ele subiu no telhado no momento da contagem dos detentos, depois do banho de sol. O homem ficou lá por pouco tempo, gritando para ser transferido do local.
No entanto, um grupo de pessoas que estavam em frente ao IPCG, aguardando o horário de visita começar, presumiu que se tratava de uma tentativa de suicídio. O evangelista Nilo Cáceres, que faz parte do Grupo de Capelania Prisional Assembleia de Deus Mato Grosso do Sul, foi uma delas.
Ele liderou um grupo de orações e tentou dialogar com o preso, pedindo para que o detento descesse.
Depois de cerca de 10 minutos, o homem desceu por conta própria e não foi necessário ação dos agentes penitenciários para tirar ele do telhado. Apesar da cena ter durado pouco tempo, a visita se iniciou com 40 minutos de atraso, às 9h40.
Em nota, a Agepen afirmou que a situação está sob controle e que a direção do presídio irá apurar as circunstâncias do incidente, mas confirmou a suspeita de que tenha ocorrido uma briga entre os internos.
A agência afirmou ainda que O IPCG é uma unidade prisional com várias frentes de trabalho e ensino, desde a alfabetização ao ensino superior, com projetos de leitura e de enfrentamento à dependência química, entre várias outras atividades voltadas ao tratamento penal e à ressocialização.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.