Cidade de Gaza apela por ajuda internacional para retomar serviços básicos

A maior cidade devastada de Gaza apelou por apoio internacional para ajudar a restaurar serviços básicos após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrar em vigor após mais de 15 meses de guerra.

Mais de 70% das estradas na cidade de Gaza foram destruídas, e 60% dos moradores não têm abastecimento de água, disse o governo local nesta segunda-feira (20).

“As prioridades da primeira fase são restaurar a vida na cidade, garantir serviços e reabrir as ruas”, disse a cidade de Gaza.

O governo local disse que havia enviado uma lista de necessidades para organizações internacionais e pediu que quantidades “amplas” de combustível fossem permitidas.

“Apelamos a organizações internacionais com a experiência relevante para cooperar conosco e fornecer serviços e ferramentas”, disse. “As operações de resgate estão vinculadas à entrada de assistência técnica e ferramentas de manutenção.”

A reconstrução em Gaza será um empreendimento enorme e demorado.

Cerca de 92% das casas em Gaza foram destruídas ou danificadas, e mais de 1,8 milhão de pessoas precisam urgentemente de abrigo de emergência e itens domésticos essenciais, estimou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários em um relatório recente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade de Gaza apela por ajuda internacional para retomar serviços básicos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.