Por que os gatos miam para os humanos? Veja o que diz a ciência

A independência dos gatos é famosa, mas há algo ainda mais curioso: eles miam muito mais para humanos do que para outros da sua espécie. E não é por acaso.

Gato do lado de um buquê de flores

Veja por que os gatos miam para os humanos – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Por que os gatos miam para os humanos?

Pesquisas mostram que o miado é uma ferramenta de comunicação que os gatos desenvolveram especialmente para interagir com humanos. Enquanto os cães foram domesticados ativamente, os gatos “se autodomesticaram”, aproximando-se de humanos por iniciativa própria. Aqueles que conseguiam tolerar e, principalmente, se comunicar com as pessoas tinham mais chances de sobreviver.

Esse processo evolutivo não apenas os tornou ótimos companheiros, mas também moldou sua forma de se expressar. Gatos domésticos, por exemplo, têm cérebros menores e mais variações de cores do que seus parentes selvagens.

Por que os gatos miam para os humanos?

Por que os gatos miam para os humanos, veja o que diz a ciência – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Um estudo publicado na revista Cell em 2009 revelou que o miado de solicitação dos gatos, especialmente usado para pedir comida ou atenção, possui características acústicas que lembram o choro de um bebê. Essa semelhança desencadeia uma resposta emocional nos humanos, que se tornam mais propensos a atender às necessidades dos felinos.

Além disso, quando os gatos ronronam de forma específica para pedir algo, o som é percebido como mais urgente e menos agradável, reforçando sua capacidade de manipular a sensibilidade humana.

Em resumo, os gatos não apenas nos escolheram, como também ajustaram seus miados ao longo do tempo para garantir que sua mensagem seja ouvida. Se você acha que é o dono da situação quando um gato mia para você, pense novamente.

Por que os gatos miam para os humanos?

Por que os gatos miam para os humanos? – Foto: Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.