Agricultor colhe mandioca de 20 kg no ES: “igual essa nunca vi”

Mandioca colhida por Roberto de Souza Teixeira; ao lado, terreno da plantaçãoReprodução/Arquivo pessoal

Uma mandioca de 20 quilos e com um formato curioso foi colhida pelo produtor Roberto de Souza Teixeira, na última quinta-feira (16), num sítio em Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo. Em entrevista ao Portal iG, Roberto contou que não é a primeira vez que ele colhe uma raiz grande, mas que essa foi especial.

O agricultor afirmou que a mandioca tinha quase 1,70m de comprimento, e pesava quase 20 quilos. Produtor de café, Roberto planta mandioca para consumo próprio e, segundo ele, dá de presente para quem pedir: “Chega um amigo que quer comer uma mandioquinha, ele pega e leva. Não vendo, não. Qualquer um que quiser pegar, pode pegar”, diz.

Colheita não está à venda

Roberto tem em sua fazenda cerca de dez pés de mandioca, de três a quatro safras diferentes plantadas para consumo próprio. Com 25 anos de trabalho no plantio, essa foi a maior raiz colhida por ele, mas não a única.

“Já colhi uma do meu tamanho, mais fina. Agora, aquele tamanho, ali ficou para a história. Para mim, é para entrar no livro dos recordes”, conta o agricultor, de 43 anos, do distrito de Vila Palmerino. Confira a outra mandioca, colhida por Roberto em 2023:

O homem achou o tubérculo tão curioso que tirou uma foto e postou nas redes sociais, o que gerou vários comentários, como “Parece que está abraçando uma mulher” e “Tirou um manequim da terra”.

“Pensei: essa mandioca vai pro Instagram, que ela é muito bonita. Tirei da terra com muito jeito, para não quebrar, aí postei e tirava de lá. Aí pronto, ela deu no que deu, todo mundo tá vendo, uns comentam sobre essa história aí”, explica Roberto.

 Colhido com cuidado

Roberto ainda disse que percebeu que seria uma mandioca especial ao começar a retirá-la da terra. “Assim que aquela parte mais grossa [o começo da raiz] ficou um pouco por cima da terra, pensei ‘essa mandioca muito interessante, eu tenho que investir nessa mandioca’. A mandioca é uma coisa macia, tem que arrancar com muito jeito pra não quebrar”, explica.

Com humor, Roberto ainda relata que deixou cair um pedaço da histórica mandioca, e que as galinhas comeram. “Ela tem que arrancar com muito jeito, porque senão quebra, né?”, observa.

Apesar de não ter sido contactado por ninguém do Guinness Book, o livro dos recordes, o agricultor acredita que seu feito merece uma atenção dos julgadores. “Para mim, ela vai pro livro dos recordes. Igual essa eu nunca vi”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.